Editora lança livro sobre ameaças ao caráter gratuito e universal da educação pública no Brasil

Obra tem capítulo escrito pela pesquisadora do Ceale Isabel Frade

Geral • Quarta-feira, 05 de Junho de 2019, 13:56:00

Foto: editora Boitempo

A editora Boitempo lançou no último dia 28 o livro “Educação contra a barbárie - Por escolas democráticas e pela liberdade de ensinar”, organizado por Fernando Cássio, professor da Universidade Federal do ABC. O livro está disponível para vendas no site da editora. Um dos capítulos da obra foi escrita pela professora da pós-graduação da Faculdade de Educação da UFMG e pesquisadora do Ceale Isabel Frade.

Com textos de mais de vinte autores, a obra se propõe a realizar um “debate franco” sobre as principais ameaças à educação pública, gratuita e para todos e todas, que são “o discurso empresarial, focado em atender seus próprios interesses; a perseguição à atividade docente e à auto-organização dos estudantes; e o conservadorismo que ameaça o caráter laico, livre e científico do ambiente escolar”, segundo a descrição sobre o livro.