Encerramento do VII Congresso Brasileiro de Alfabetização reúne presidências da ABAlf e promove conferência internacional

A programação de encerramento teve participação da professora Isabel Frade e conferência da pesquisadora francesa Anne-Marie Chartier


     

Geral • Quarta-feira, 23 de Julho de 2025, 17:11:00

Da esquerda para a direita: Isabel Frade (UFMG) e Anne-Marie Chartier (Laboratoire de Recherche Historique Rhône-Alpes) durante a conferência de encerramento do VII Conbalf, realizada no Teatro Marcos Lindenberg (Unifesp).
 
O VII Congresso Brasileiro de Alfabetização (Conbalf) chegou ao fim nesta quarta-feira, 23 de julho, após três dias de intensos diálogos em São Paulo sobre políticas públicas, práticas pedagógicas e pesquisas no campo da alfabetização. A programação de encerramento contou com atividades que valorizaram a memória institucional da Associação Brasileira de Alfabetização (ABAlf) e trouxeram contribuições internacionais para o debate atual sobre os processos de leitura e escrita.
 
No começo da tarde, foi realizada a Sessão especial – Diálogo com nossas presidências, que reuniu presidentes da ABAlf para uma conversa sobre a história, os desafios e os compromissos da associação. Participaram da mesa: Maria do Rosário Longo Mortatti, Cláudia Maria Mendes Gontijo, Lourival José Martins Filho e a professora da Faculdade de Educação da UFMG e pesquisadora do Ceale, Isabel Cristina Alves da Silva Frade. A mediação foi feita pela atual presidente da ABAlf, Gabriela Medeiros Nogueira. Isabel esteve presente na condição de Presidente da ABAlf e Presidente Emérita (biênio 2018–2019), e destacou a importância da articulação entre pesquisa, formação docente e políticas públicas na consolidação do campo da alfabetização no Brasil.
 
“Pensamos no futuro da ABAlf como uma construção cada vez mais coletiva, que una pesquisadores e professores alfabetizadores em torno de uma alfabetização crítica e emancipadora no Brasil", afirma a professora.
 
 
Reunião das presidências da ABAlf no encerramento do congresso
 
Veja aqui a atividade completa:
 

 
Logo após, ocorreu a Conferência de Encerramento, proferida pela pesquisadora francesa Anne-Marie Chartier, do Laboratoire de Recherche Historique Rhône-Alpes. Com mediação de Isabel Frade, a conferência abordou o tema “Como são constituídos os saberes sobre a aprendizagem da leitura e sobre o ensino da leitura?”, e trouxe uma perspectiva histórica e crítica sobre a construção dos conhecimentos relacionados à leitura escolar.
 
Anne-Marie Chartier chamou atenção para o lugar legítimo das professoras na prática da alfabetização: “é preciso escutar, anotar e transcrever o que as professoras têm a dizer. São elas que têm o poder de alfabetizar".
 
Confira a transmissão:
 

 
O VII COMBAlf destacou o compromisso coletivo com a defesa da alfabetização como direito e como política pública.