Estudantes da UFPel visitam o Laboratório de Alfabetização e Letramento no Ceale

Geral • Quinta-feira, 19 de Setembro de 2024, 20:39:00

No dia 18, graduandos e mestrandos de pedagogia da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) tiveram a oportunidade de conhecer o Laboratório de Alfabetização e Letramento (LAL) e acompanhar as apresentações dos materiais didáticos voltados à alfabetização infantil, produzidos pela equipe do LAL.

Os estudantes assistiram as apresentações de pesquisadores que produziram jogos educativos voltados para o ensino e aprendizado infantil em assuntos variados, e puderam refletir sobre o trabalho realizado pela equipe para melhor mediação pedagógica. Também houve um momento para conhecer o projeto do grupo de pesquisa Leitura e Escrita na Primeira Infância (LEPI), a bebeteca, uma biblioteca especializada no atendimento à primeira infância que promove situações de leitura para crianças que se encontram na fase incipiente de contato com a linguagem escrita através de textos propriamente escolhidos para cada caso.

Em depoimento para a equipe de jornalismo do Ceale, a professora e coordenadora do LAL, Daniela Montuani, afirma que a visita não somente é boa para os visitantes da UFPel, mas também para a instituição, que pôde escutar as experiências dos alunos do sul do país e agregá-las na produção de futuros materiais didáticos.

O LAL é um projeto de extensão da UFMG, que promove eventos e produz materiais didáticos voltados à alfabetização de crianças do ensino infantil. Ele também oferece oficinas de formação continuada para professores, permitindo que metodologias inovadoras sejam aplicadas em diversas instituições. O LEPI é um grupo de pesquisa que possui como objetivo promover o conhecimento acadêmico sobre temáticas relacionadas ao processo de apropriação da linguagem escrita pelas crianças menores de seis anos, em espaços escolares e não escolares.