Formação e extensão: Proef-1 realiza atividade conjunta com estudantes de Pedagogia
Encontro reuniu monitoras, estudantes da Pedagogia e participantes da EJA em torno de sequências didáticas voltadas para a alfabetização de jovens e adultos
Geral • Sábado, 28 de Junho de 2025, 16:18:00

Na última sexta-feira, 26/6, monitoras e estudantes do Projeto de Ensino Fundamental de Jovens e Adultos – 1º Segmento (Proef-1), do Centro de Alfabetização, Leitura e Escrita (Ceale), participaram de uma atividade especial com a turma da disciplina Metodologias de Alfabetização de Jovens e Adultos, ministrada pela professora Valéria Barbosa, do curso de Pedagogia da Faculdade de Educação da UFMG.
A ação teve como destaque a apresentação de sequência didáticas e atividades elaboradas por alunos da disciplina. Uma com a temática de plantas e saberes populares e outra referente à documentos pessoais.
A proposta foi pensada a partir das metodologias de alfabetização de jovens e adultos e buscou integrar conhecimentos cotidianos às práticas pedagógicas do projeto.
A professora Valéria Barbosa, docente da disciplina “Metodologias de Alfabetização de Jovens e Adultos”, ressaltou o forte envolvimento dos estudantes da Pedagogia com a proposta e afirmou que é plenamente possível alfabetizar adultos e idosos, desde que se adotem metodologias adequadas e sensibilidade nas práticas pedagógicas. Ela também destacou que atividades como essa promovem uma troca valiosa, em que os universitários aprendem significativamente com os participantes do Proef-1.
As monitoras do projeto e alunas da Pedagogia, Laila e Isabele, contribuem com as aulas regulares do projeto, que acontecem de segunda a quarta-feira, nos turnos da tarde e da noite, além de participarem de reuniões semanais às sextas-feiras para planejamento e discussão das práticas didáticas.
Isabele, estudante do 4º período de Pedagogia, disse que o projeto de extensão representa uma vivência fundamental para a formação docente, pois promove o contato direto com diferentes realidades e amplia a compreensão sobre alfabetização, letramento e práticas pedagógicas contextualizadas. Ela afirmou que recomendaria essa experiência a todos os estudantes da Pedagogia.
Criado em 1985, o Proef-1 é voltado para a alfabetização de jovens e adultos, em especial funcionários da UFMG e pessoas da comunidade externa. Coordenado originalmente pela professora Francisca Izabel Pereira Maciel, o projeto está atualmente sob a coordenação da professora Valéria Barbosa. A ação oferece aulas presenciais com 10 horas semanais de duração e materiais didáticos gratuitos. Atualmente, o projeto conta com cinco turmas, com aulas ministradas em salas da Faculdade de Educação da UFMG.
Maria da Conceição, estudante do Proef-1, compartilhou como o retorno aos estudos transformaram sua rotina:
“Depois que voltei a estudar, minha vida mudou. Antes eu pegava ônibus errado, precisava sempre perguntar. Agora eu leio, sei reconhecer as ruas, me sinto mais independente.”
As inscrições para o Proef-1 permanecem abertas durante todo o ano. O projeto reafirma o compromisso com o direito à educação e à promoção da autonomia de jovens, adultos e idosos.