História da literatura infantil - Entrevistas

Confira as entrevistas que Alice Áurea Martha Penteado, Marisa Lajolo e Regina Zilberman concederam ao Letra A

Letra A • Quarta-feira, 30 de Março de 2016, 12:59:00

Marisa Lajolo

"A escola é, sem dúvida, até hoje, a grande propagadora da literatura infantil.  Há algum tempo o governo vem fornecendo às escolas acervos para bibliotecas e salas de leitura.  Muitas vezes – para o bem e para o mal - a leitura literária faz parte dos deveres e de eventos escolares."

Regina Zilberman

"Eu diria que atualmente a literatura infantil não perdeu essa característica [emancipadora], mas ela tem investido mais no que nós poderíamos chamar da metalinguagem. Quer dizer, uma incorporação de produtos oriundos de outras linguagens – seja linguagens gráficas, seja produção literária anterior, seja paródia – ela tem procurado rever a sua própria história de uma forma crítica"

Alice Áurea Martha Penteado

"A fragmentação da linguagem que ocorre na literatura do adulto – com o pós-modernismo, com essa fragmentação do mundo, que vai gerar fragmentação do homem, que vai gerar fragmentação na arte – também chega à literatura infantil e à juvenil."