Homenagem a Magda Soares
Institucional • Quinta-feira, 30 de Abril de 2015, 18:14:00
Querida Magda,
Estamos muito felizes por mais um reconhecimento pelo seu trabalho e pelo significado desse novo prêmio para a área de Ciências Humanas. Você nos ensina que vale a pena, apesar das dificuldades, acreditar que é possível construir uma carreira pautada pelos ideais universitários de união entre pesquisa, ensino e extensão.
Seu trabalho acadêmico e sua inserção em vários projetos da universidade e outras instâncias da educação brasileira evidenciam que precisamos nos valer de conhecimento sólido das teorias, mas que não podemos nos furtar de nos posicionar em relação à realidade, transformando-a através de ações concretas. Como você nos ensina em seu memorial, não podemos nos esconder em análises ideológicas e acadêmicas e recusar os enfrentamentos que nos são postos e que nos levam a fazer opções comprometidas com a mudança.
No campo teórico, você inaugurou uma reflexão que coloca a alfabetização como prática cultural e social e como campo de pesquisa multifacetado, o que permite compreender desigualdades e buscar intervenções pedagógicas que vão além de ocasionais alternativas metodológicas. Você vem nos mostrando que não há perspectiva pedagógica isolada se não se dialoga com os determinantes , se não se compreende a natureza social do objeto de ensino, sempre para se achar caminhos para intervenções possíveis. O estatuto epistemológico da alfabetização e seu reforço como um campo próprio deve a você essa posição.
Seus estudos no campo da linguagem, e mais especificamente na alfabetização, ultrapassam várias áreas de conhecimento. Suas publicações, que tratam da relação entre linguagem e sociedade, mostram que não podemos perder de vista as desigualdades: elas permanecem, e, por isso, devemos buscar exercer coerentemente práticas de uso e de ensino da linguagem que sejam libertadoras.
Agradecemos pelas lições dadas em nossa formação como pesquisadores, pelo modo como nos formou/forma para o trabalho coletivo, para autonomia intelectual. O Ceale busca os ideais da vida universitária, aprendidos e realizados junto com você!
Admiramos o modo como, na aposentadoria e livre de algumas amarras acadêmicas, continua acalentando sonhos de mudança ao trabalhar com professores e crianças em seu processo de alfabetização. A característica de ter tanto conhecimento e se espantar, humildemente, com o limite de nossos conhecimentos para a alteração da realidade é seu maior legado. Precisamos de humildade epistemológica, de nos surpreender sempre ao descobrir saberes que não possuíamos, de aprender com os saberes das professoras alfabetizadoras e das crianças. Isso ajuda a nos encantar novamente nos projetos ao seu lado, sempre desconfiando dos nossos supostos poderes de conhecimento.
Sabemos que, pela sua humildade e sabedoria, não aprecia muito as honrarias. Por isso, em uma posição generosa, divide o prêmio com todos aqueles que acreditam que é possível trabalhar pela equidade, tendo a linguagem como modo de transformação social.
O reconhecimento do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação/CNPq atesta e valoriza as contribuições de uma carreira que precisa, mais uma vez, ser reconhecida, e nós, do Ceale, agradecemos o seu exemplo, buscando a coerência de sua trajetória e contando com sua presença inspiradora sempre!
Centro de Alfabetização, Leitura e Escrita da Faculdade de Educação da UFMG