IEAT cria Cátedra Magda Soares de Educação Básica

Cerimônia de inauguração acontece no dia 29 de maio, às 10h

Acontece • Terça-feira, 14 de Maio de 2024, 10:21:00

No dia 29 de maio, O Instituto de Estudos Avançados Transdisciplinares (IEAT), em parceria com a Fundação de Apoio da UFMG (Fundep), vai inaugurar a Cátedra Fundep “Magda Soares” de Educação Básica. A cerimônia terá início às 10 horas e acontecerá no auditório da Reitoria da UFMG.

O diretor do Ceale/FaE/UFMG, professor Gilcinei Carvalho, estará presente na mesa de abertura e fará uma saudação em memória à professora Magda Soares. Também estarão na mesa de abertura a reitora da UFMG, Sandra Regina Goulart Almeida, o presidente da Fundep, Jaime Arturo Ramírez, a diretora do IEAT, Patrícia Kauark Leite, o pró-reitor de Graduação da UFMG, Bruno Teixeira, e a diretora da Faculdade de Educação (FaE) da UFMG, Andréa Moreno.

A cerimônia será o marco inicial de um novo programa de cátedras de longa duração no âmbito do IEAT. Segundo o site do Instituto “esse programa tem como objetivo principal atrair pesquisadores de renome internacional para colaborarem de forma mais orgânica com os grupos de pesquisa da UFMG, visando o avanço qualificado e inovador da pesquisa transdisciplinar.”

A primeira cátedra terá como tema a Educação Básica e como catedrático o professor António Nóvoa, reitor honorário da Universidade de Lisboa, que vai ministrar a conferência “A responsabilidade pública da universidade perante os professores e a sua formação”.

Mais informações: https://www.ufmg.br/ieat/noticia/ieat-realiza-cerimonia-de-lancamento-da-catedra-fundep-magda-soares-de-educacao-basica/