Intercâmbio de leituras

Biblioteca escolar incentiva a troca de sugestões de livros entre alunos do 4º ao 9º ano


     

Letra A • Quinta-feira, 10 de Dezembro de 2015, 18:09:00

Por Eliza Dinah

Li, Gostei e Indico. A Escola Municipal Armando Ziller, em Belo Horizonte (MG), criou seu próprio selo de qualidade para que os estudantes pudessem trocar sugestões de leitura. Entre março e julho, o projeto fornecia às turmas do 4º ao 9º ano formulários para serem preenchidos com indicações de livros a algum colega de sala, mas logo o intercâmbio extrapolou as barreiras de turma e idade.

Para serem apresentados à atividade, os alunos foram convocados à biblioteca, onde receberam uma espécie de carnê. Esse bloquinho servia para controle: um canhoto ficava com a escola e o outro com o aluno. Após retirarem o livro na biblioteca e lerem, os estudantes tinham de preencher uma ficha, como explica Norma de Souza, bibliotecária da escola: “Eles preenchiam esse folheto com o próprio nome, com o nome do livro que eles tinham lido e seu autor, faziam uma mini-resenha e acrescentavam o nome de quem receberia essa indicação”.

Norma de Souza explica que o Li, Gostei e Indico, que começou pequeno, apenas dentro das salas de aula, foi crescendo e tomou conta de toda a escola. “Então decidimos que a turma que mais fizesse indicações de leitura ganharia um trabalho de campo na Biblioteca Infantil e Juvenil de BH com o autor Samuel Medina”, conta. Em algumas aulas de Língua Portuguesa, os alunos iam à biblioteca da escola para ouvir histórias sobre o escritor, selecionar indicações e aprender sobre o gênero envolvido na atividade. Segundo Norma, as duas turmas vencedoras (uma no turno da manhã e outra no turno da tarde) ficaram encantadas com a experiência de conhecer a Biblioteca Infantil e Juvenil, em visita guiada pelo escritor.