Letra A aborda campo da educomunicação em reportagem principal

Edição 52 do jornal discute também retextualização de textos, educação bilíngue em escolas públicas e integração do aluno com deficiência


     

Letra A • Quarta-feira, 09 de Outubro de 2019, 18:16:00

 
Não é de hoje que a comunicação, com seus meios e veículos, impacta o ensino e as práticas escolares. Desde a invenção da imprensa até ao acesso em massa das tecnologias digitais, dispositivos e conteúdos são utilizados em sala de aula. No entanto, a educomunicação, campo que estuda as relações entre comunicação e educação, é uma área de estudo relativamente nova. 
 
Nesta edição, o Letra A discute o desenvolvimento do campo, buscando trazer um entendimento sobre o impacto das mídias na educação, levando em conta o contexto atual de acesso fácil a grande quantidade de informações. “Em tempos de compartilhamento e redes sociais, de acesso livre e pago, de aprendizagem informal, de novas trocas linguísticas e múltiplas semioses, de novos suportes e gêneros textuais, há que se repensarem os conteúdos, as formas de ensino e a aprendizagem”, argumentam os editores pedagógicos do Letra A. 
 
Também nesta edição 52, fazemos uma homenagem à professora Graça Paulino, que faleceu em agosto deste ano, republicando seu famoso ensaio “Da cozinha à mesa posta”, excepcionalmente no lugar da editoria “Entrevista” do jornal. Graça foi pesquisadora do Grupo de Pesquisa do Letramento Literário (Gpell) do Ceale, sendo referência no país na área da pesquisa literária. 
 
Acesse as reportagens da edição nos links a seguir:
 
EM DESTAQUE 
 
 
HOMENAGEM À GRAÇA PAULINO
 
 
TROCA DE IDEIAS
 
 
DICIONÁRIO DA ALFABETIZAÇÃO
 
 
MÚLTIPLA ESCOLA
 
 
O TEMA É
 
 
AULA EXTRA
 
 
EM FORMAÇÃO
 
 
LIVRO NA RODA
 
 
CRÔNICA
 
 
CLASSIFICADOS
 
 
EDITORIAL