Letra A discute em reportagem principal Política Nacional de Alfabetização

Edição 53 do jornal também aborda alfabetização bilíngue de crianças surdas, mediação de leitura literária e livros informativos


     

Letra A • Terça-feira, 18 de Agosto de 2020, 13:56:00

 
A Política Nacional de Alfabetização (PNA) foi instituída no ano passado pelo atual governo com celebração, sendo considerada pelos representantes do MEC "um marco na educação brasileira". No entanto, a PNA vem sofrendo críticas de diversos setores desde seu lançamento, que apontam que a proposta da PNA ignorou e descartou todo o trabalho realizado e todo o conhecimento construído no Brasil sobre alfabetização nas últimas décadas.
 
Discutimos então com pesquisadores da educação e com professoras alfabetizadoras nesta edição os principais pontos de crítica sobre a política de alfabetização do governo e se a PNA de alguma forma contempla os problemas e desafios atuais da alfabetização no país. Para os editores pedagógicos do Letra A, "as discussões sobre a Política Nacional de Alfabetização, apresentadas neste número, mostram que alfabetização não se faz sem redução das desigualdades, sem investimento na educação, sem diversidade de enfrentamentos metodológicos e desconsiderando a diversidade de contextos. Alfabetização também não se faz com o apagamento de sua história e do acúmulo de conhecimentos de tantos pesquisadores, gestores e professores. A alfabetização no Brasil caminha, mas seus problemas têm que ser enfrentados em sua complexidade e com a continuidade de políticas de Estado."
 
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