Letra A discute letramento sob perspectivas internacionais em edição especial
Edição 50 do jornal aborda sistema educacional, formação e papel do professor, alfabetização e literatura em outros países
Letra A • Quinta-feira, 19 de Julho de 2018, 13:48:00
O Letra A nº 50 é um especial que olha para fora. Nesta edição, questões da alfabetização e do letramento foram discutidas com uma perspectiva internacional, a partir de entrevistas com pesquisadores e professores de diversos países, como Estados Unidos, Angola, França, Peru e China. Mas esse "olhar para fora" não é em busca de encontrar propostas e modelos que possam ser importados para resolver nossas questões.
Conhecer essas outras perspectivas reforça "o lado político de ser radicalmente relativista ao pensar a educação e o letramento", argumentam os editores pedagógicos do Letra A no editorial deste número. "Se ser radicalmente relativista é divulgar as ações educacionais desses ‘outros’ e desvendar as relações de poder que geram as diferenças, esperamos que esse número cumpra também esse papel de ampliar as nossas fronteiras e entender as condições sócio-históricas que fazem da ação de ler e de escrever ações que nos situam no mundo", defendem.
Acesse as reportagens da edição:
EM DESTAQUE:
Leitura e escrita pelo mundo: como a alfabetização e o letramento são trabalhados em outros países
ENTREVISTAS:
David Bloome: sistema educacional, formação de professores e leitura e escrita nos Estados Unidos
TROCA DE IDEIAS:
DICIONÁRIO DA ALFABETIZAÇÃO:
MÚLTIPLA ESCOLA:
Estudantes imigrantes em escolas brasileiras
O TEMA É:
O papel do professor em diferentes países diante das mudanças sociais e educacionais
EM FORMAÇÃO:
Trajetória de um educador angolano
LIVRO NA RODA:
PERFIL:
Homenagem ao professor britânico Brian Street
CLASSIFICADOS:
Experiências de estudo, pesquisa e projeto em outros países
EDITORIAL: