Letra A lança edição 48 em novo projeto gráfico

Em novo formato digital, jornal tematiza as responsabilidades compartilhadas na alfabetização na reportagem principal

Letra A • Terça-feira, 04 de Julho de 2017, 15:58:00

O novo número do Letra A - o jornal do alfabetizador traz mudanças no seu projeto gráfico e editorial. Publicado há mais de 12 anos pelo Centro de Alfabetização, Leitura e Escrita (Ceale) da UFMG, o jornal tem como objetivo a formação continuada de professores. Destina-se, principalmente, àqueles que se dedicam à alfabetização e ao ensino da leitura e da escrita, visando à melhoria da qualidade da educação pública brasileira.

A partir desta edição, de número 48, o jornal deixa de ser impresso e passa a ter periodicidade regular de uma edição por semestre. Foram criadas novas editorias: Múltipla Escola, voltada para inclusão e diversidade, como a educação de crianças com deficiência e temas que envolvam minorias no ambiente escolar. Em Formação é o espaço do jornal aberto para que estudantes de Pedagogia relatem suas experiências em atividades de pesquisa e extensão, revelando um pouco de seus percursos rumo à docência.

Este relançamento vem com a finalidade de fortalecer e ampliar a rede que ajudamos a consolidar com o jornal, participando de diversos fóruns de formação de professores e de políticas educacionais. E é justamente a valorização da noção de rede que motivou a reportagem especial desta edição, que discute as responsabilidades compartilhadas no ciclo de alfabetização. O Ceale, como centro formador, segue com o compromisso de refletir sobre os processos de alfabetização, leitura e escrita, favorecendo um debate de interesse da escola pública brasileira.

Acesse abaixo o conteúdo da edição:

EM DESTAQUE. Gestão que alfabetiza: os papéis da escola e da rede no 1º ciclo

ENTREVISTA. Ângela Lago: beleza e aprendizado na literatura

LIVRO NA RODA. Pequenos ajudantes da biblioteca

MÚLTIPLA ESCOLA. Superdotação e altas habilidades

TROCA DE IDEIAS. Avaliação diagnóstica e o planejamento das atividades de produção de texto

O TEMA É. Cidadania nos textos e na escola

AULA EXTRA. Possibilidades para ensinar linguagens de programação de computadores

EM FORMAÇÃO. Autobiografias em turma de 3º ano

DICIONÁRIO DA ALFABETIZAÇÃO. Intervenção pedagógica