Letra A traz discussão sobre mudanças do SAEB na reportagem principal

INEP propôs mudanças no Sistema de Avaliação da Educação Básica em 2020. Edição 54 também aborda ludicidade na alfabetização, universalização da educação infantil e 10 anos da Lei 12.244

Letra A • Sexta-feira, 16 de Julho de 2021, 14:21:00

A pandemia da covid-19 transformou profundamente a maneira como estamos nos relacionando entre si e com o mundo. Também alterou para muitas pessoas, por consequência, as formas de trabalho. É o caso da educação, já que professoras e professores, coordenadores, orientadores e diretores vêm há mais de um ano tendo que se adaptar a duras penas a um modelo de ensino remoto que foi demandado sem aviso prévio.

Nossas pautas e nosso jornal tiveram então que encarar o seguinte dilema, diante da pandemia e das mudanças nas escolas: como podemos discutir assuntos a longo prazo e produzir matérias sólidas diante de um cenário de imensas incertezas e mudanças repentinas? A solução foi abordar questões que existem e impactam a educação e a alfabetização antes de a pandemia começar, mas sem desconsiderar o quanto e de quais maneiras esta vem refletindo no que podemos fazer no presente e no que podemos planejar para o futuro.

Não é possível desconsiderar o impacto da pandemia na vida e na aprendizagem dos alunos e alunas sem, com isso, acabar mascarando o aumento de problemas e desigualdades que esse contexto provocará a longo prazo. Como alertam nossos editores pedagógicos no editorial desta edição, "qualquer proposta que desconsidere as desigualdades entre as famílias, idealizando suas práticas e competências, só vai reforçar as desigualdades de acesso à leitura e à escrita. Este indício de desescolarização da escrita que encontramos em alguns discursos e, sobretudo, em determinadas políticas contemporâneas tem que nos colocar em estado de alerta máximo para defender valores republicanos e não perder direitos duramente conquistados".

Acesse as reportagens do Letra A 54 nos links a seguir:

EM DESTAQUE

TROCA DE IDEIAS