Merenda saudável

Alunos do 3° ano mobilizam familiares e a escola por uma alimentação melhor


     

Letra A • Terça-feira, 22 de Dezembro de 2015, 16:22:00

 

Por Túlio Lopes de Melo

A professora Liliane Dias, do 3° ano da Escola Municipal Navinha Conrado Silva, em Vespasiano (MG), começou a se preocupar com a quantidade de alunos que não estavam se alimentando da merenda fornecida pela Prefeitura na escola. Ainda mais preocupante era que os lanches levados por eles eram gordurosos, açucarados e sem vitaminas e outros nutrientes importantes. A intenção dela foi reverter esses hábitos dos alunos, promovendo uma reeducação alimentar.

Para isso, a alfabetizadora realizou primeiramente um encontro em que todos os alunos puderam trazer os alimentos que consumiam normalmente. Em seguida, ela apresentou e explicou para eles o conteúdo da pirâmide alimentar, que proporciou um “choque de realidade”. “Eles mesmos detectaram que sua alimentação não era saudável”, observa Liliane. Além disso, a professora buscou alertar os pais da importância desse conhecimento ao preparar o lanche dos filhos: os próprios alunos produziram bilhetes para as famílias, além de cartazes para a mobilização na escola. 

Além do incentivo à escrita, o projeto estimulou também o desenvolvimento da linguagem oral, já que a professora promovia debates entre os alunos, após eles assistirem vídeos que tematizavam a reeducação alimentar. O projeto da professora também teve caráter interdisciplinar, pois trabalhou a Matemática com o uso de gráficos, de tabelas, e do calendário; e Ciências, com as explicações sobre o funcionamento do corpo humano.