O que deve ser levado em conta na sistematização dos conhecimentos linguísticos?

Egon de Oliveira Rangel, da PUC-SP, e Luiz Francisco Dias, da UFMG, respondem a questão

Letra A • Terça-feira, 22 de Dezembro de 2015, 15:17:00

Egon de Oliveira Rangel — professor e pesquisador da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)

Desde a década de 1980, o eixo do ensino encarregado dos conteúdos conceituais perdeu o lugar privilegiado que ocupava na educação básica. Lugar tão privilegiado que ensinar português era, basicamente, ensinar gramática e vocabulário.

No entanto, o atual compromisso com as práticas de linguagem não aboliu os conhecimentos linguísticos: para fazer progredir o nível de proficiência em leitura, por exemplo, pode ser necessário chamar a atenção para o uso que um autor faz dos substantivos. Mas... como abordar os substantivos, numa aula de leitura? E o que fazer com os novos conhecimentos, com o gênero, tipo de texto, coesão, coerência, variação linguística etc.?

Evidentemente, ninguém quer andar para trás, voltando à velha aula de gramática. Ao mesmo tempo, a progressão da análise e da reflexão sobre a língua e a linguagem — indispensáveis à aprendizagem da leitura, da produção de textos e da oralidade mais formal — cedo ou tarde demandam que noções e conceitos sejam utilizados. É nesse momento que o professor deve “parar para pensar”: que conhecimentos indispensáveis será preciso explicitar? E como economizar ao máximo na metalinguagem? Afinal, conceder prioridade à terminologia pode pôr a perder todo o esforço de levar o aluno a viver experiências significativas com a língua e a linguagem. Por outro lado, acertar a dose ajuda a consolidar conquistas.

Então... duas no cravo (das práticas), uma na ferradura (dos conhecimentos linguísticos). Não se trata de uma fórmula, mas de uma sugestão primeira.Para darmos ao conceito um lugar funcional no ensino: que ele seja tratado como uma ferramenta para a reflexão sobre o que vivenciamos como usuários da língua, e não como um conhecimento estéril.

Será preciso, no entanto, planejar e programar esse ensino: quando for necessário introduzir um conceito ou noção, que isso se faça porque o trabalho com o texto pediu. Mas que se abra espaço na sala de aula, então, para sistematizar esses conhecimentos em sua própria lógica conceitual. Assim, as práticas poderão se beneficiar dos conceitos.

Luiz Francisco Dias – professor e pesquisador da Faculdade de Letras da UFMG

A sistematização dos conhecimentos linguísticos se sustenta na distinção da classe das palavras e na relação que as palavras mantêm umas com as outras.

Para exemplificar essa afirmação, vejamos duas frases do português brasileiro:

(1)   O animal vagaroso saiu do esconderijo.

(2)   O animal saiu vagarosamente do esconderijo.

Na primeira frase, a palavra ‘vagaroso’ está associada com ‘animal’, fornecendo uma informação mais específica sobre o animal que saiu do esconderijo. Com isso, talvez o autor da frase esteja se referindo a uma tartaruga, por exemplo. A palavra ‘animal’ pertence à classe dos substantivos e “vagaroso” pertence à classe dos adjetivos.

Na segunda frase, a palavra ‘vagaroso’ recebeu uma terminação, que a gramática chama de sufixo (-mente), resultando numa nova palavra: ‘vagarosamente’. Quando um adjetivo se conecta com esse sufixo, a nova palavra pertence à classe dos advérbios. E nessa frase ele está associado com ‘saiu’, que é uma forma do verbo ‘sair’. Nesse caso, não estamos dizendo que se trata de um animal lento, como vimos na primeira frase. Aqui, pode ser um coelho, por exemplo, considerado um animal rápido. Estamos nos referindo ao modo como esse animal se moveu ao sair do esconderijo.

Dessa maneira, pudemos observar que a sistematização dos conhecimentos linguísticos leva em conta a forma e o sentido. Observamos a forma, por exemplo, quando percebemos que um sufixo, como -mente, só atua na língua conectado a uma palavra. Quando temos o resultado dessa conexão, ‘vagaroso’ torna-se ‘vagarosamente’. Observamos, pois, que o sentido muda, uma vez que ‘vagarosamente’ é o modo como o animal se comporta ao se mover, e não como ele é (‘vagaroso’).

Assim, forma e sentido funcionam intimamente unidos na sistematização linguística. Em sala de aula, o professor deve levar o aluno a observar que o conhecimento das palavras e da relação entre elas para formar uma frase nasce da observação das semelhanças e diferenças das formas e dos sentidos correspondentes.