“Opinião Minas” homenageia Paulo Freire e convida professora do Ceale
Programa é produzido e transmitido pela Rede Minas e vai ao ar de segunda à sexta às 20:30
Geral • Quinta-feira, 28 de Setembro de 2023, 18:17:00
Na quarta-feira, 27 de setembro, o programa “Opinião Minas”, exibido pela Rede Minas, abordou o legado de Paulo Freire para a educação brasileira. Uma das convidadas foi a professora Francisca Maciel, pesquisadora do Ceale, que estava ao lado de Renato Campos Amaral, professor de língua portuguesa e membro do Movimento Luta de Classes.
Ao longo do programa foram citadas diversas contribuições deixadas pelo educador, que completaria 102 anos em 2023. Francisca relembrou como a proposta freireana já é difundida em vários países, e como precisa ser ainda mais difundida no Brasil. “Hoje nós temos quase dez milhões de adultos analfabetos. Isso é muito preocupante”, disse a professora, que completou: “De cada dez crianças brasileiras, seis chegam ao final do segundo ano sem saber ler palavras como ‘vovô’ ou ‘peteca’.” Também disse que seria importante, então, incorporar os princípios do diálogo e compromisso social nas salas de aula sem deixar de lado a competência técnica, como era defendido por Paulo Freire.
Quando foram perguntados sobre as críticas e ataques que Freire vêm recebendo durante os últimos anos, Renato respondeu: “A crítica parte do sentido de que a educação não é para todos, e de que é precisa a desigualdade para se gerar uma elite intelectual. E o Paulo Freire combatia isso com muita força e de forma concreta”. Francisca completa: “Ele propõe a argumentação, o diálogo, a pergunta. E por isso ele incomoda muito”.
O programa está disponível no canal do YouTube do Opinião Minas, que pode ser acessado por este link.