Palavras têm sabor
Proposta pedagógica utiliza o piquenique para estimular a leitura por prazer
Letra A • Quinta-feira, 10 de Dezembro de 2015, 14:44:00
Por Natália Vieira
No imaginário sobre o piquenique, não falta comida partilhada, um pano quadriculado para acomodar a refeição e, claro, um espaço ao ar livre. Não raro também é alguém levar um livro para ler. Com inspiração nessa antiga prática, foi pensada uma proposta pedagógica na Escola Municipal Virgílio Pacheco, no povoado da Lontrinha, em Sete Lagoas (MG).
O Piquenique Literário – que teve início com alunos do 4º ano do Ensino Fundamental – tenta associar a leitura com o prazer, “despertar a leitura como algo saboroso, interessante, tirando essa questão de que ela tem que ser obrigada”, explica a idealizadora da proposta Gisélia Maria Coelho Leite. As crianças vão para a área externa da escola, colocam os panos no chão e organizam os livros de sua escolha. Os alunos maiores se organizam e mediam a atividade para os menores, lendo para eles ou ajudando-os nas escolhas, enquanto os professores supervisionam a leitura.
A ideia do piquenique surgiu da busca por uma maneira nova de narrar contos africanos, atendendo a determinação legal de incluir a temática no currículo. A atividade logo se ampliou para outras temáticas e gêneros. Para Gisélia, a prática do Piquenique Literário permite que o aluno se empodere, tornando-se “um leitor que gosta de ler, que tem o seu gênero literário favorito, que respeita a questão da coletividade na leitura e que respeita o outro. [Um leitor] que gosta de outros gêneros literários e que é capaz de indicar um livro para o colega com prazer, com atenção”, explica.