Pesquisadora do Ceale aborda alfabetização de idosos no programa Opinião Minas

Francisca Maciel destacou os desafios e caminhos para a alfabetização e letramento da terceira idade no Brasil

Geral • Quarta-feira, 02 de Outubro de 2024, 12:00:00

No dia 1º de outubro, a professora da Faculdade de Educação da UFMG (FaE) e pesquisadora do Ceale, Francisca Maciel, participou do programa Opinião Minas, da Rede Minas, para dialogar sobre a alfabetização de idosos.  Ao lado da professora Elisa de Paula, neurologista da Faculdade de Medicina da UFMG, a pesquisadora destacou os entraves enfrentados nesse processo e os impactos positivos da alfabetização para a saúde mental e a qualidade de vida na terceira idade.

Francisca, que integra o Programa de Alfabetização e Memória com a professora Elisa, ressaltou que a alfabetização de idosos é essencial não apenas para promover o acesso ao conhecimento, mas também para garantir autonomia aos indivíduos.

A professora, que também cordena o Projeto de Ensino Fundamental de Jovens e Adultos (PROEF), comentou que, mesmo com os desafios, os resultados de aprendizagem entre os idosos são significativos. “Eles chegam muitas vezes descrentes de capacidade de aprender, mas essa ideia é equivocada”, afirmou.

Elisa de Paula explicou como o processo de alfabetização impacta diretamente a saúde cerebral. Segundo a neurologista, a alfabetização tem influência direta na capacidade de memória, nas funções executivas e na redução do risco de demência e outras perdas cognitivas.

Outro tema abordado no programa foi a inclusão digital. Francisca Maciel alertou que o desconhecimento sobre novas tecnologias aumenta a vulnerabilidade dos idosos, que muitas vezes se tornam alvo de golpes financeiros e da disseminação de notícias falsas.

A pesquisadora do Ceale reforçou que o processo de alfabetização vai além de aprender a ler e escrever. Trata-se de capacitar os idosos para aplicar esse conhecimento no cotidiano.
"A alfabetização de idosos vai além de um problema educacional ou social. É também uma questão de saúde pública.” finalizou.

Assista à entrevista completa:

O Projeto de Ensino Fundamental de Jovens e Adultos (PROEF), iniciado em 1985, é uma iniciativa de extensão da UFMG que visa alfabetizar jovens e adultos, com foco especial nos funcionários da universidade. Sob a coordenação de pesquisadores do Ceale, as aulas são ministradas por alunos de graduação e oferecem um curso presencial com carga horária de 10 horas semanais, com duração média de dois anos. O PROEF-1 abrange o ensino do 1º ao 5º ano e atualmente conta com cinco turmas, realizadas na Faculdade de Educação nos períodos da tarde e da noite. Após a conclusão do curso, os alunos têm a oportunidade de continuar seus estudos no PROEF-2 e no Projeto de Ensino Médio de Jovens e Adultos (PEMJA), que fazem parte do Programa de Educação Básica de Jovens e Adultos da UFMG.