Pesquisadora do Ceale fala sobre queda do analfabetismo em resultado do Censo 2022 à Rádio UFMG

Professora Isabel Frade participou do programa Conexões da rádio

Geral • Sexta-feira, 24 de Maio de 2024, 11:59:00

Na quinta-feira, 23 de maio, a professora da Faculdade de Educação da UFMG e pesquisadora do Ceale/FaE/UFMG, Isabel Frade, falou sobre os dados do Censo 2022 — que apresentaram uma queda no número de analfabetos no Brasil  — no programa Conexões da Rádio UFMG Educativa, apresentado por Luiza Glória.

A professoa Isabel ressaltou os avanços na educação, ainda que muito lentos, e comentou sobre critérios de avaliação e questões de contextos socioeconômicos que devem ser considerados na análise dos dados. Ela falou também sobre o panorama histórico da alfabetização no Brasil, o que influenciou para a queda do analfabetismo e sobre as diferenças dos números nas análises por regiões e grupos étnicos. Outro aspecto abordado foi o impacto dos dois anos de pandemia que, segundo a professora, não pode ser desconsiderado nas pesquisas. “A gente vai ter consequências ainda mais sérias disso, nos próximos censos, que têm a ver com o abandono, naquele momento, das políticas públicas para crianças em geral e na alfabetização. Nós vamos ter efeitos disso e a culpa não é das crianças que deixaram de ir à escola, nem das famílias, nem da metodologia utilizada, porque a gente teve praticamente uma lacuna, cujos efeitos vamos perceber a médio e longo prazo” afirmou a professora.

A conversa também abordou o Compromisso Nacional Criança Alfabetizada e o papel das ferramentas digitais na educação escolar. Ouça a entrevista completa: https://soundcloud.com/radioufmgeducativa/censo-2022-professora-da-fae-ufmg-isabel-frade-analisa-queda-do-analfabetismo-para-7-no-brasil?si=0e4bfd75ec524ee08d79cbc322243ddd