Pesquisadora do CEALE participa de podcast sobre métodos de alfabetização

Episódio foi produzido pelo portal Nova Escola e está disponível nas principais plataformas de podcast

Geral • Quarta-feira, 20 de Setembro de 2023, 11:32:00

A professora Isabel Frade, docente da FaE/UFMG e pesquisadora do CEALE, participou do podcast “Caminhos da Alfabetização”, realizado pela Nova Escola, com o tema “Métodos de alfabetização: da teoria à prática”. Isabel falou sobre métodos antigos e recentes de alfabetização, suas características e como eles foram ou  ainda são aplicados nas salas de aula. “(…) essa ideia de evidência do ponto de vista cognitivo eu acho importante, mas na prática que o professor desenvolve na sala de aula a maior evidência é aquela da reação das crianças quando ele faz de uma determinada forma ou de outra, ou seja, o professor tem que observar o que ocorre em seu contexto na sua sala de aula, como uma evidência se a abordagem que ele está trabalhando tem significado”, afirmou a professora em relação a como escolher o método de alfabetização a ser aplicado em uma turma.

Além da professora Isabel participaram também o professor de Psicologia da Educação na USP, Renan Sargiani, e as professoras alfabetizadoras Caroline Rezende e Ermita de Nazaré.

Escute o podcast na íntegra aqui.