Pesquisadora do Ceale participa do programa Panorama da TV Assembleia - ALMG

Isabel Frade comentou sobre dados do ensino de leitura e escrita durante a pandemia

Geral ‚ÄĘ Ter√ßa-feira, 29 de Novembro de 2022, 10:57:00

No dia 31 de outubro, a professora da FaE-UFMG e pesquisadora do Ceale Isabel Frade concedeu uma entrevista ao Panorama, programa de TV da Assembleia Legislativa de Minas Gerais. A conversa girou em torno dos dados divulgados pelo Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica, coordenado pelo MEC, sobre o ensino de leitura e escrita durante a pandemia de Covid-19.

A pesquisadora discorreu sobre a import√Ęncia do ensino presencial, as dificuldades enfrentadas por fam√≠lias, professores e institui√ß√Ķes de ensino na pandemia e estrat√©gias conjuntas para auxiliar as crian√ßas na alfabetiza√ß√£o. Al√©m disso, questionou avalia√ß√Ķes que colocam automaticamente o aluno na condi√ß√£o deficit√°ria, desconsiderando todos os fatores que geraram a situa√ß√£o.¬†

Sobre o per√≠odo pand√™mico, a professora evidencia que ‚Äúas oportunidades no espa√ßo dom√©stico variaram muito entre as crian√ßas, principalmente se elas estavam em processo inicial de alfabetiza√ß√£o na fase de consolida√ß√£o, em que √© mais f√°cil desenvolver automatismos em casa. Ficou muito claro tamb√©m a import√Ęncia da escola na alfabetiza√ß√£o, como oportunidade de vivenciar experi√™ncias que n√£o existem em casa‚ÄĚ.

Para acessar a entrevista completa, clique aqui.