Pesquisadora do Ceale participa do programa Panorama da TV Assembleia - ALMG

Isabel Frade comentou sobre dados do ensino de leitura e escrita durante a pandemia

Geral • Terça-feira, 29 de Novembro de 2022, 10:57:00

No dia 31 de outubro, a professora da FaE-UFMG e pesquisadora do Ceale Isabel Frade concedeu uma entrevista ao Panorama, programa de TV da Assembleia Legislativa de Minas Gerais. A conversa girou em torno dos dados divulgados pelo Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica, coordenado pelo MEC, sobre o ensino de leitura e escrita durante a pandemia de Covid-19.

A pesquisadora discorreu sobre a importância do ensino presencial, as dificuldades enfrentadas por famílias, professores e instituições de ensino na pandemia e estratégias conjuntas para auxiliar as crianças na alfabetização. Além disso, questionou avaliações que colocam automaticamente o aluno na condição deficitária, desconsiderando todos os fatores que geraram a situação.

Sobre o período pandêmico, a professora evidencia que “as oportunidades no espaço doméstico variaram muito entre as crianças, principalmente se elas estavam em processo inicial de alfabetização na fase de consolidação, em que é mais fácil desenvolver automatismos em casa. Ficou muito claro também a importância da escola na alfabetização, como oportunidade de vivenciar experiências que não existem em casa”.

Para acessar a entrevista completa, clique aqui.