Primeiro dia do XV Jogo do Livro tem abertura marcada por performances artísticas, diálogos e troca de saberes
Mesas, performances e conferências integraram o início do evento
Acontece • Quarta-feira, 30 de Outubro de 2024, 23:40:00
Nesta quarta-feira (30), ocorreu a abertura da décima quinta edição do Jogo do Livro. Idealizado pelo Grupo de Pesquisa e Extensão do Letramento Literário (GPELL), vinculado ao Centro de Alfabetização, Leitura e Escrita (Ceale/UFMG), o evento, neste ano, tem como compromisso trazer uma reflexão sobre o universo das traduções e adaptações linguísticas e realizar uma visita nos repertórios históricos da prática no Brasil e no mundo, bem como compreender as questões presentes em obras infantojuvenis.
Compuseram a mesa de abertura, realizada no Auditório Neidson Rodrigues: a coordenadora do GPELL, Telma Borges, o diretor do Ceale, Gilcinei Teodoro Carvalho, o pró-reitor de extensão da UFMG, Glaucinei Rodrigues Corrêa e a diretora da FaE/UFMG, Andrea Moreno.
O grupo “Coletivoz Sarau de Periferia”, trouxe em uma performance artística, poesia falada com integrações de musicalidade para o público presente. Logo após, a professora da UFMG Lia Miranda, mediou a conferência “Geografias imaginadas – A invenção do outro nos livros de aventuras”. A atividade contou com a participação da doutora em estudos da tradução pela Universidade Católica Portuguesa, Alexandra Lopes.
A transmissão da mesa de abertura, da performance artística e da conferência inicial está disponível no canal do YouTube do GPELL. Assista aqui:
Durante a tarde, mesas redondas, rodas de conversa e oficinas sobre o tema de tradução e adaptação literária deram sequência ao evento.
Para acompanhar a cobertura em tempo real dos três dias de realização do XV Jogo do Livro, acesse as redes sociais do Ceale.