ProfAlfa é aprovado pela CAPES: nasce o Mestrado Profissional em Alfabetização em Rede Nacional, com sede na UFMG

Curso reforça compromisso das Universidades com a formação de professores alfabetizadores


     

Geral • Segunda-feira, 16 de Junho de 2025, 18:20:00

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) divulgou na quarta-feira, 7/6, os resultados da Avaliação de Propostas de Cursos Novos (APCN), e entre os programas aprovados está o ProfAlfa – Mestrado Profissional em Alfabetização em Rede Nacional, que terá sede na Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais (FaE/UFMG).
 
Fruto de uma sólida trajetória institucional no campo da alfabetização, profundamente marcada pelo legado da professora Magda Soares, o ProfAlfa nasce com o objetivo de formar profissionais qualificados para atuar nos desafios contemporâneos da alfabetização no Brasil. A proposta foi motivada pela experiência acumulada na rede nacional do Profbio, mas sua concepção é profundamente enraizada na contribuição histórica da UFMG e do Ceale para a formação de professores alfabetizadores.
 
O curso foi oficialmente criado pela Resolução nº 10/2024 do Conselho Universitário da UFMG, de 24 de outubro de 2024, e aprovado pela CAPES em junho de 2025, após análise pelo Conselho Técnico-Científico da Educação Superior (CTC-ES).
 
O ProfAlfa será oferecido em rede nacional, e envolve cinco instituições públicas de ensino superior das cinco regiões do país:
 
  • Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) – Sede (MG / Sudeste)
  • Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS) – (MS / Centro-Oeste)
  • Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) – (PE / Nordeste)
  • Universidade Federal do Amapá (UNIFAP) – (AP / Norte)
  • Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) – (RS / Sul)
 
A proposta foi construída coletivamente, com o envolvimento de docentes e pesquisadores das áreas de alfabetização, educação básica e formação docente, e conta com apoio institucional da FaE/UFMG, da Pró-Reitoria de Pós-Graduação (PRPG) e do Centro de Alfabetização, Leitura e Escrita (Ceale).
 
Durante a abertura do Seminário Internacional Terceiros Espaços na Formação Docente, realizado pelo Instituto de Estudos Avançados Transdisciplinares (IEAT/UFMG), a pró-reitora de Pós-Graduação da UFMG, professora Isabela Almeida Pordeus, celebrou publicamente a aprovação do ProfAlfa, e destacou a importância de mais um mestrado profissional voltado à formação de professores em exercício e comprometido com a qualidade da educação básica no país.
 
Agora, o curso aguarda as deliberações do Conselho Nacional de Educação (CNE), órgão responsável por definir as diretrizes para os cursos de pós-graduação stricto sensu. As resoluções do CNE, como a Resolução CNE/CES nº 1/2001 e a Resolução CNE/CES nº 24/2002, estabelecem parâmetros sobre a estrutura curricular, a articulação entre teoria e prática, e a composição do corpo docente.
 
A aprovação do ProfAlfa representa um marco para a UFMG e para o campo da alfabetização, reafirmando o compromisso da universidade com a formação de professores e com a construção de políticas educacionais fundamentadas na pesquisa, na equidade e na valorização da escola pública.
 
Em breve, mais informações sobre o processo seletivo e o início das atividades do ProfAlfa serão divulgadas nos canais da FaE e do Ceale.