Professor David Bloome lidera seminário sobre pesquisa etnográfica na FaE/UFMG

Professor realiza última aula nesta quarta-feira

Geral • Quarta-feira, 26 de Junho de 2024, 10:12:00

O Professor David Bloome, da Ohio State University, apresentou nesta segunda-feira, 24 de junho, um seminário para alunos e professores na Faculdade de Educação da UFMG. A apresentação, sobre os enquadramentos etnográficos da pesquisa em linguagens e letramento no contexto da educação, foi a primeira de três palestras que o educador realizará ao longo desta semana. O professor foi convidado em uma ação conjunta do Ceale com o Programa de Pós-Graduação em Educação.

O seminário contou com exposições teóricas e atividades práticas, em que Bloome revisitou conceitos-chave da pesquisa etnográfica e suas aplicações no estudo da cultura em sala de aula. O professor também compartilhou questões sobre as áreas que estão sendo amplamente discutidas no cenário acadêmico americano, e como elas são relevantes para o trabalho etnográfico, que requer que o pesquisador entre em contato com culturas diferentes da dele. “Acima de tudo, ao realizar uma pesquisa etnográfica, é importante manter uma ‘mente aberta’, mas nunca uma ‘mente vazia’” (tradução nossa) afirmou.

Bloome ainda realizará duas palestras nesta terça e quarta-feira, onde abordará os tópicos da análise de discurso na microetnografia e os conceitos de tempo, espaço e personalidade na pesquisa. Os seminários serão realizados na Faculdade de Educação da UFMG para público já inscrito previamente.