Projeto “Leituras em Conexão” tem encerramento na Faculdade de Educação da UFMG

Auditório Neidson Rodrigues recebeu articuladores de leitura para a palestra que concluiu o projeto

Acontece • Sexta-feira, 07 de Junho de 2019, 18:12:00

Na última quinta feira, 06, na Faculdade de Educação (FaE) da UFMG, foi realizada a última palestra do projeto “Leituras em Conexão: Formação de Articuladores de Leitura das Escolas Municipais de Belo Horizonte”, coordenado pelo professor da FaE Carlos Novais. O projeto de incentivo à leitura em escolas públicas da cidade é uma parceria entre o Ceale e a Secretaria Municipal de Educação de Belo Horizonte (SMED).

A palestra, realizada pela professora da Faculdade de Letras da UFMG Delaine Cafiero, teve como proposta a discussão sobre o tema “Ler e ensinar a ler: uma proposta de sistematização do ensino de leitura na Educação Básica". A professora destacou a existência de diversos métodos de leitura e a importância da observação das especificidades de cada modo. Delaine também apresentou métodos sistematizados essenciais para o desenvolvimento de atividades a serem realizadas pelos articuladores de leitura em suas escolas. De acordo com Delaine, a leitura exige a reunião de um conjunto de informações a serem contextualizadas pelo aluno e que o incentivo às práticas de leitura deve partir dessa compreensão do professor sobre os conhecimentos já desenvolvidos pelo aluno. “Uma forma de fazer com o aluno leia é puxar para algo que ele já sabe. Se eu trabalho um livro com o aluno, quando eu mostro a capa do livro, antes da leitura, eu já estou discutindo com ele todo um universo de representações e de experiências que ele já possui”, declara Delaine.

Ao final, os articuladores de leitura apresentaram suas perspectivas sobre o projeto com relatos, dúvidas e apontamentos de suas trajetórias ao longo do curso, relatando suas experiências em sala de aula e em suas escolas.