Racismo e discurso politico são tema de Conferência na UFMG
Palestra será ministrada pelo Prof. Teun A. Van Dijk, da Universidade Pompeu Fabra (Barcelona)
Acontece • Terça-feira, 26 de Novembro de 2013, 10:37:00
O racismo se manifesta de diferentes formas em cada país, dependendo de fatores históricos como a influência do colonialismo, imigrações, regimes de escravidão, práticas segregacionistas e focos de resistência. Em uma abordagem que engloba dimensões linguísticas, cognitivas, sociais, políticas, culturais e históricas do fenômeno do racismo, o Prof. Teun A. Van Dijk vai abordar o tema da produção discursiva do racismo na sociedade, buscando discutir as articulações que se dão entre mídia, poder, ideologia e contexto.
Situados no quadro dos Estudos Críticos do Discurso, os trabalhos de Van Dijk buscam estabelecer relações entre estruturas discursivas, cognições sociais sobre minorias étnicas / povos do Terceiro Mundo e as formas pelas quais o “racismo de elite” foi (e ainda é) reproduzido nas sociedades ocidentais. O pesquisador lidera hoje um projeto internacional sobre discurso e racismo na América Latina, com equipes no México, Colômbia, Venezuela, Brasil, Argentina, Chile e Peru. Em 2008, publicou no Brasil o livro “Racismo e Discurso na América Latina”.
A Conferência é organizada pelo grupo da Pesquisa em Rede CNPq - CAPES/AULP “Ensinar qual língua, ler qual literatura”, coordenado pela profa. Aracy Martins (Ceale/FaE/UFMG), em parceria com o Programa Ações Afirmativas na UFMG (NERA/FaE/UFMG). O evento conta com o apoio dos núcleos de pesquisa NEPER e NEPEL (PPGE/FaE/UEMG), do Programa de Pós-Graduação em Educação Conhecimento e Inclusão Social (FaE/UFMG). A Conferência será ministrada em língua portuguesa.
Informações pelo e-mail: pesquisalinguaeliterat