Seminário Final da Formação em Letramento e Alfabetização: Compartilhando Saberes

Programa de formação docente promovida pelo Ceale em São Gonçalo do Rio Abaixo (MG) teve fechamento na quarta-feira, dia 21

Acontece • Quarta-feira, 28 de Dezembro de 2022, 17:48:00

Na quarta-feira (21), ocorreu o fechamento do curso “Formação para Docência em Letramento e Alfabetização”, uma parceria do Centro de Alfabetização Leitura e Escrita (Ceale/FaE/UFMG) com a Secretaria Municipal de Educação de São Gonçalo do Rio Abaixo - MG.

O seminário foi realizado na Escola Municipal de Tempo Integral Ioleide Aparecida Pessoa Araújo e teve como objetivos: dar visibilidade às práticas de letramento e alfabetização desenvolvidas pelos professores e coordenadores da Rede Municipal de Educação de São Gonçalo do Rio Abaixo; reafirmar a autoria e o protagonismo dos professores e coordenadores na condução de suas práticas; incentivar o registro das experiências na forma visual e escrita para promover espaços de socialização; e discutir os principais desafios e possibilidades das práticas de letramento e alfabetização relatadas no contexto da rede municipal.

O evento teve início às sete horas, momento destinado às inscrições e ao café da manhã. Em seguida, na mesa de abertura, o professor e pesquisador do Ceale, Gilcinei Teodoro Carvalho, discorreu sobre a rica experiência da formação: "A presença do Ceale aqui tem a ver com o nosso desejo autêntico de estabelecer um diálogo próximo com o cotidiano das escolas e com os saberes dos professores, exatamente no espírito de compartilhar”. Também compuseram a mesa de abertura Lucinda Imaculada de Barcelos Santos (Secretária Municipal de Educação) e o vereador Diego José Ribeiro (presidente da câmara municipal), que também frisou a importância do ensino em sua fala: ” é a partir da educação que fazemos valer a democracia e a cidadania. Que aqui a gente possa valorizar e incentivar esse protagonismo dos profissionais da rede municipal de ensino”.

O seminário contou com três mesas, divididas de acordo com os seguintes eixos: apropriação do sistema de escrita; leitura literária; e produção textual. A primeira mesa foi  mediada pela pesquisadora do Ceale e professora da FaE/UFMG Sara Mourão Monteiro, em que tivemos apresentações sobre: sequência de atividades - cantigas de roda; os desafios da escrita; marcas de nasalidade nas palavras; a evolução dos alunos dentro do processo de aquisição da escrita nas turmas dos 3º anos; e a palavra dentro da palavra.

Ainda na parte da manhã, a segunda mesa contou com a mediação da professora da FaE/UFMG e vice-diretora do Ceale Daniela Freitas Brito Montuani. Os temas dessa segunda rodada de apresentações abordaram: a experiência literária na formação dos leitores; a leitura pela professora; os desafios da leitura na alfabetização; a leitura no processo de alfabetização; e o letramento literário como processo de apropriação da literatura enquanto linguagem.

Após o almoço, o seminário retornou com a terceira mesa, mediada pela pesquisadora do Ceale e professora da FaE/UFMG Valéria Barbosa Machado. Os temas discutidos foram: o processo de produção textual no ciclo de alfabetização; a produção de texto: desafios e possibilidades; o “monstruário” da turma Safari: produção de textos descritivos por meio do professor; a pausa protocolada na produção de texto; e a retextualização como recurso pedagógico de (re)escritura textual: produção de texto expositivo a partir da ficha técnica.

No encerramento a coordenadora da Secretaria Municipal de Educação Arethusa da Costa Carvalho pontuou: “são muitas as revisitas que nós fizemos de conceitos, ressignificados [...]. Quando a gente tem a clareza da teoria que abarca a prática, nós fazemos com mais significado dentro da sala de aula, a gente leva com mais potência para atingir os nossos alunos”.  Por fim, houve a entrega de certificados pela equipe de coordenação pedagógica da Secretaria Municipal de Educação e do Ceale.