Seminário Final da Formação em Letramento e Alfabetização: Compartilhando Saberes

Programa de formação docente promovida pelo Ceale em São Gonçalo do Rio Abaixo (MG) teve fechamento na quarta-feira, dia 21

Acontece ‚ÄĘ Quarta-feira, 28 de Dezembro de 2022, 17:48:00

Na quarta-feira (21), ocorreu o fechamento do curso ‚ÄúForma√ß√£o para Doc√™ncia em Letramento e Alfabetiza√ß√£o‚ÄĚ, uma parceria do Centro de Alfabetiza√ß√£o Leitura e Escrita (Ceale/FaE/UFMG) com a Secretaria Municipal de Educa√ß√£o de S√£o Gon√ßalo do Rio Abaixo - MG.¬†

O semin√°rio foi realizado na Escola Municipal de Tempo Integral Ioleide Aparecida Pessoa Ara√ļjo e teve como objetivos: dar visibilidade √†s pr√°ticas de letramento e alfabetiza√ß√£o desenvolvidas pelos professores e coordenadores da Rede Municipal de Educa√ß√£o de S√£o Gon√ßalo do Rio Abaixo; reafirmar a autoria e o protagonismo dos professores e coordenadores na condu√ß√£o de suas pr√°ticas; incentivar o registro das experi√™ncias na forma visual e escrita para promover espa√ßos de socializa√ß√£o; e discutir os principais desafios e possibilidades das pr√°ticas de letramento e alfabetiza√ß√£o relatadas no contexto da rede municipal.

O evento teve in√≠cio √†s sete horas, momento destinado √†s inscri√ß√Ķes e ao caf√© da manh√£. Em seguida, na mesa de abertura, o professor e pesquisador do Ceale, Gilcinei Teodoro Carvalho, discorreu sobre a rica experi√™ncia da forma√ß√£o: "A presen√ßa do Ceale aqui tem a ver com o nosso desejo aut√™ntico de estabelecer um di√°logo pr√≥ximo com o cotidiano das escolas e com os saberes dos professores, exatamente no esp√≠rito de compartilhar‚ÄĚ. Tamb√©m compuseram a mesa de abertura Lucinda Imaculada dos Santos Bastos (Secret√°ria Municipal de Educa√ß√£o) e o vereador Diego Jos√© Ribeiro (presidente da c√Ęmara municipal), que tamb√©m frisou a import√Ęncia do ensino em sua fala: ‚ÄĚ √© a partir da educa√ß√£o que fazemos valer a democracia e a cidadania. Que aqui a gente possa valorizar e incentivar esse protagonismo dos profissionais da rede municipal de ensino‚ÄĚ.¬†

O semin√°rio contou com tr√™s mesas, divididas de acordo com os seguintes eixos: apropria√ß√£o do sistema de escrita; leitura liter√°ria; e produ√ß√£o textual. A primeira mesa foi¬† mediada pela pesquisadora do Ceale e professora da FaE/UFMG Sara Mour√£o Monteiro, em que tivemos apresenta√ß√Ķes sobre: sequ√™ncia de atividades - cantigas de roda; os desafios da escrita; marcas de nasalidade nas palavras; a evolu√ß√£o dos alunos dentro do processo de aquisi√ß√£o da escrita nas turmas dos 3¬ļ anos; e a palavra dentro da palavra.

Ainda na parte da manh√£, a segunda mesa contou com a media√ß√£o da professora da FaE/UFMG e vice-diretora do Ceale Daniela Freitas Brito Montuani. Os temas dessa segunda rodada de apresenta√ß√Ķes abordaram: a experi√™ncia liter√°ria na forma√ß√£o dos leitores; a leitura pela professora; os desafios da leitura na alfabetiza√ß√£o; a leitura no processo de alfabetiza√ß√£o; e o letramento liter√°rio como processo de apropria√ß√£o da literatura enquanto linguagem.¬†

Ap√≥s o almo√ßo, o semin√°rio retornou com a terceira mesa, mediada pela pesquisadora do Ceale e professora da FaE/UFMG Val√©ria Barbosa Machado. Os temas discutidos foram: o processo de produ√ß√£o textual no ciclo de alfabetiza√ß√£o; a produ√ß√£o de texto: desafios e possibilidades; o ‚Äúmonstru√°rio‚ÄĚ da turma Safari: produ√ß√£o de textos descritivos por meio do professor; a pausa protocolada na produ√ß√£o de texto; e a retextualiza√ß√£o como recurso pedag√≥gico de (re)escritura textual: produ√ß√£o de texto expositivo a partir da ficha t√©cnica.

No encerramento a coordenadora da Secretaria Municipal de Educa√ß√£o Arethusa da Costa Carvalho pontuou: ‚Äús√£o muitas as revisitas que n√≥s fizemos de conceitos, ressignificados [...]. Quando a gente tem a clareza da teoria que abarca a pr√°tica, n√≥s fazemos com mais significado dentro da sala de aula, a gente leva com mais pot√™ncia para atingir os nossos alunos‚ÄĚ.¬† Por fim, houve a entrega de certificados pela equipe de coordena√ß√£o pedag√≥gica da Secretaria Municipal de Educa√ß√£o e do Ceale.