Seminário sobre pesquisa em educação liderado por professor americano é encerrado

David Bloome finalizou atividades nesta quarta-feira

Geral • Sexta-feira, 28 de Junho de 2024, 18:58:00

Durante esta semana, o professor David Bloome realizou uma série de seminários na Faculdade de Educação da UFMG, compartilhando com os alunos e professores participantes parte do seu trabalho em pesquisa etnográfica em educação. O professor, que leciona na Ohio State University e veio ao campus da FaE a convite do Ceale e do PPGE, abordou de forma compreensiva e didática os elementos necessários para conduzir esse tipo de projeto.

Ao longo dos dias, Bloome realizou diferentes dinâmicas em grupo que colocaram em prática os conceitos apresentados por ele. Inicialmente focando nos conceitos que servem de base para a etnografia, os seminários também englobaram a análise micro etnográfica do discurso de eventos de letramento e alfabetização no ambiente escolar, e como realizá-la. O professor finalizou a sua passagem pela UFMG discutindo como as marcas de temporalidade, espacialidade e pessoalidade são vistas de formas distintas em diferentes contextos culturais, e como é importante reconhecer essas diferenças ao conduzir estudos que englobam essas culturas.

Ao se despedir, David agradeceu aos presentes pela experiência e destacou que instâncias de troca de conhecimento como essas, entre comunidades acadêmicas de diferentes nações, são fundamentais para o desenvolvimento científico, em especial nas áreas que lidam com o estudo da cultura.