Sispacto: monitoramento e diálogo
Letra A • Quinta-feira, 13 de Agosto de 2015, 16:13:00
Por Eliza Dinah
O Sispacto é uma plataforma online desenvolvida pelo MEC para acompanhamento das formações do Pnaic. Cada participante tem seu próprio cadastro e áreas de acesso de acordo com a função no programa. A plataforma funciona em rede e, para o monitoramento eficiente, é necessário que todos os participantes se comprometam com as atividades que são solicitadas mensalmente na própria plataforma e com os prazos a serem cumpridos. Se, por motivos diversos, ocorrem atrasos, o processo de avaliação e aprovação pela coordenação geral da Instituição de Ensino Superior (IES) não é finalizado, o que pode acarretar até mesmo no atraso de bolsas.
Supervisora de Língua Portuguesa do Pnaic na UFMG, Ana Paula Pedersoli lembra que cada um tem tarefas diferentes na plataforma. “Na equipe do município, por exemplo, é função do professor alfabetizador lançar dados sobre sua turma, no que diz respeito aos conhecimentos de seus alunos em alfabetização, letramento, linguagem matemática etc.” Já o orientador de estudos lança dados sobre os professores cursistas pelos quais é responsável. O coordenador local do município, por sua vez, “tem a função específica de cadastramento e gerenciamento dos orientadores de estudos e dos professores alfabetizadores, bem como a organização das turmas de cada orientador”. Assim, destaca a supervisora, “é fundamental informar sempre sobre um professor que saiu da formação ou sobre outro professor que está de licença, por exemplo.” Há ainda a equipe de cada IES, formada por coordenador-geral, adjuntos, supervisores e formadores, cada um com funções específicas a desempenhar na plataforma.
Ana Paula Pedersoli lembra que, além do preenchimento de dados estatísticos, existe espaço para os professores enviarem vídeos, fotos e relatos de trabalhos realizados em sala de aula. “Quando se trata de um programa dessa dimensão, que está atendendo muitos municípios, em abrangência nacional, é fundamental ter também esse registro mais aberto e diverso”, avalia. A supervisora ainda observa que é preciso compreender bem o funcionamento do Sispacto, pois é esse espaço virtual que permite um acompanhamento global do processo pelo MEC, pelas IES e pelos municípios, e destaca a importância de uma relação de diálogo entre todos. “Ao estabelecer essa relação dialógica, todos os agentes envolvidos conseguem entender sobre os pontos positivos e as fragilidades das formações do Pacto e, a partir disso, refletir e questionar sobre permanências e mudanças necessárias.”
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