Tertúlia Literária tem inscrições abertas

Projeto do Ceale reúne professores para discutir obras que exploram a temática da fofoca


     

Institucional • Quinta-feira, 07 de Fevereiro de 2013, 16:21:00

 

Um espaço onde os professores podem falar de suas experiências de leitura de textos literários por puro prazer, sem compromisso com as obrigações escolares. Desde 2009, isso tem sido possível, graças ao projeto Tertúlia Literária, organizado pelo Ceale, em parceria com Secretarias Municipais de Educação da Região Metropolitana de Belo Horizonte. 

Depois das temáticas “A infância na literatura” (2009), “O amor na literatura” (2010), “A viagem na literatura” (2011) e “O crime na literatura” (2012), a quinta edição do projeto vai explorar o tema “A fofoca na literatura”. Este ano, todas as obras indicadas tratam, direta ou indiretamente, da fofoca. “A fofoca e a literatura são primas. Tanto uma quanto a outra são motivadas pela curiosidade. Enquanto a fofoca seria a ‘prima vulgar’, a literatura seria a ‘prima nobre’, pois leva a reflexões profundas”, explica a bolsista Priscila Caligiorne Cruz, que trabalha na organização do projeto.

Os encontros se iniciam no dia 08 de março, quando os participantes serão apresentados à dinâmica do projeto, e seguirão nos dias 29 de março e 26 de abril, com a leitura de clássicos como Muito barulho por nada, de Shakespeare, e Ligações perigosas, de Choderlos de Laclos.

Uma vez por mês, os participantes se reunirão para discutir o livro previamente selecionado. Os encontros ocorrerão na última sexta-feira de cada mês, das 14 horas às 17 horas, na sala de leitura da Biblioteca Alaíde Lisboa, na Faculdade de Educação da UFMG. A cada sessão, um professor convidado iniciará as discussões sobre o livro. Nos dias que antecedem a sessão presencial, os participantes poderão acessar o grupo de discussão online e o site do Projeto para obter informações sobre os autores e as temáticas dos livros.

O Tertúlia é destinado principalmente a professores de escolas públicas e privadas de educação infantil e dos anos iniciais do ensino fundamental da Região Metropolitana de Belo Horizonte, bibliotecários e alunos dos cursos de Pedagogia, Ciência da Informação e Letras da UFMG.

Os interessados em participar dos encontros de leitura devem enviar um e-mail para projetotertulialiteraria@gmail.com ou ligar para (31) 3409-6212. Será cobrada uma taxa de inscrição no valor de cem reais, que dará direito à participação nos dez encontros do ano.  Os participantes receberão um certificado da UFMG equivalente a 60 horas relacionadas a atividades presenciais e não presenciais.

 

Acompanhe o cronograma do projeto:

 

 

Mês/Dia

Livros

1

Março/08

Apresentação do projeto

2

Março/29

Muito barulho por nada. Shakespeare

3

Abril/26

Ligações perigosas. Choderlos de Laclos

4

Maio/31

Crônicas da casa assassinada. Lúcio Cardoso

5

Junho/28

Madame Bovary. Gustave Flauberts

6

Agosto/30

Dom Casmurro. Machado de Assis e Otelo. Shakespeare

7

Setembro/27

O leite derramado. Chico Buarque

8

Outubro/25

O anjo pornográfico. Ruy Castro

9

Novembro/29

Cyro e Drumond. Carlos Drummond e Cyro dos Anjos

10

Dezembro/13

Encerramento da V Edição