Trajetória de uma Educadora

Magda Soares, fundadora do Ceale, completa 90 anos em setembro


     

Geral • Quinta-feira, 01 de Setembro de 2022, 14:54:00

Magda Soares, uma das maiores referências em alfabetização e letramento do Brasil, completa 90 anos no dia 07 de setembro. Em homenagem, nos próximos dias, faremos uma retrospectiva de algumas de suas contribuições para o Ceale, incluindo momentos importantes de sua carreira acadêmica. Começamos relembrando um pouco de sua trajetória.

Percurso inspirador

Magda Becker Soares graduou-se em Letras Neolatinas em 1953 pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), onde também fez doutorado e livre-docência em Educação. Começou a lecionar na mesma universidade em 1959, até sua aposentadoria em 1999, ano em que se tornou professora emérita da Faculdade de Educação da UFMG.

Para além de sua atuação em sala de aula, Magda conta com um vasto acervo de publicações de livros didáticos e acadêmicos e conquistou diversos prêmios. Em 1989, recebeu o Prêmio da Fundação de Desenvolvimento da Pesquisa (FUNDEP). Em 2012, foi eleita Presidente de Honra da ABAlf – Associação Brasileira de Alfabetização e recebeu o troféu Paulo Freire durante uma cerimônia realizada na 35ª Reunião Anual da  Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd), em Porto de Galinhas (PE). A educadora também conquistou a menção honrosa da Homenagem Cora Coralina durante a 36ª Reunião Nacional da ANPed, no ano de 2013, e foi a primeira educadora a ser agraciada com o Prêmio Almirante Álvaro Alberto para a Ciência e Tecnologia (CNPq/MCTI) em 2015. Magda ainda recebeu o Prêmio Jabuti – Educação e Pedagogia, em 2017, pelo livro “Alfabetização – A questão dos Métodos” (2016).

A educadora também idealizou e colocou em prática vários projetos importantes, como a criação do Colégio Universitário da UFMG (1965), a elaboração do anteprojeto da estrutura administrativa e pedagógica da FaE/UFMG (1968), a estruturação do Programa de Pós-Graduação da unidade (1970), a fundação do Centro de Alfabetização, Leitura e Escrita (1990) e o desenvolvimento do Núcleo de Alfabetização e Letramento de Lagoa Santa (2007).

Dentre as suas contribuições, destacamos a fundação do Ceale, que, a princípio, tratava-se do grupo de pesquisas “Alfabetização no Brasil: o estado do conhecimento (ABEC)”, um banco de dados que procurava reunir todas as publicações acadêmicas sobre o ensino da leitura e da escrita feitas no país. Em 1990 (ano nomeado pela Unesco como o Ano Internacional da Alfabetização), a então diretora da Faculdade de Educação, Glaura Vasques de Miranda, propôs a criação de um centro de alfabetização e foi a Brasília à procura de recursos. Assim, partindo do trabalho que Magda já desenvolvia, o Ceale foi criado. Magda foi diretora desde a sua criação até 1995 e continuou a auxiliar nas pesquisas até o final dos anos 2000. Ainda hoje a professora atua como colaboradora e segue trabalhando em novos projetos.