VII Colóquio Internacional sobre Letramento e Cultura Escrita abre inscrições para submissão de trabalhos

Evento ocorre no dias 31 de julho, 1º e 2 de agosto deste ano, na Faculdade de Educação da UFMG

Acontece • Terça-feira, 14 de Maio de 2019, 17:29:00

ATUALIZAÇÃO: O prazo para submissão de trabalhos foi prorrogado para até o dia 16 de junho.

As inscrições do VII Colóquio Internacional sobre Letramento e Cultura Escrita para submissão de trabalhos estão abertas e vão até o dia 7 de junho. Já as inscrições para ouvintes serão abertas no dia 2 de junho. O evento ocorrerá neste ano nos dias 31 de julho, 1º e 2 de agosto, na Faculdade de Educação (FaE) da UFMG.

O VII Colóquio tem como tema "Leitura e Escrita como Prática Social". Esta edição focaliza a natureza social das práticas de leitura e escrita, em contextos diversos, e propõe analisar as dimensões políticas, econômicas e identitárias dos conceitos de letramento; realizar uma avaliação das contribuições advindas de diferentes campos do conhecimento como história, sociologia, linguística, sociolinguística, antropologia e psicologia; e projetar implicações para o ensino, pesquisa e desenvolvimento de políticas públicas educacionais. Segundo a organização do evento, "a relevância dessa reflexão impõe-se pela necessidade de examinar, no contexto atual, práticas e significados dos letramentos produzidos em grupos sociais diversificados e em espaços institucionais variados."

Os eixos temáticos para submissão de trabalhos são: Leitura e Escrita como Prática Social; Letramentos, identidades e minorias sociais; Leitura e Escrita em novos contextos comunicacionais; Múltiplos letramentos e multimodalidade; Letramentos acadêmicos, diversidade e inclusão; Letramentos, políticas públicas e ações sociais; e Práticas de letramento e internacionalização da universidade.

As datas das etapas do evento são:

Período de submissão de trabalhos de 13 de maio a 07 de junho
Divulgação do resultado dos trabalhos aceitos para apresentação a partir de 20 de junho
Inscrições com apresentação de trabalhos de 24 a 30 junho
Inscrições no Evento (ouvintes) de 02 de junho a 29 de julho

Professores confirmados

Alguns dos convidados confirmados são Ana Lúcia Silva Souza (Universidade Federal da Bahia), David Bloome (Ohio State University), Laurie Katz (Ohio State University), Melissa Wilson (Ohio State University), Stephanie Power-Carter (Indiana University Bloomington) e Uta Pappen (Lancaster University).

Site do evento

Para mais informações, acesse o site oficial do evento: http://posgrad.fae.ufmg.br/coloquioletramento/

Anais VI Colóquio

Confira os anais do VI Colóquio Internacional sobre Letramento e Cultura Escrita, que ocorreu em 2017, clicando aqui.