Ceale Debate de maio coloca em discuss√£o as bibliotecas infantis

Duas convidadas do M√©xico falam, na pr√≥xima quarta (7), sobre organiza√ß√£o de bibliotecas e promo√ß√£o da leitura para a primeira inf√Ęncia

Acontece ‚ÄĘ Quarta-feira, 30 de Abril de 2014, 12:08:00

Com o tema ‚ÄúOrganiza√ß√£o de bibliotecas para a primeira inf√Ęncia: as contribui√ß√Ķes de duas experi√™ncias mexicanas‚ÄĚ, a pr√≥xima edi√ß√£o do Ceale Debate abordar√° as quest√Ķes referentes √†s bibliotecas especializadas para crian√ßas de at√© seis anos de idade. O evento √© na pr√≥xima quarta (7 de maio), das 19h30 √†s 21h30, no Audit√≥rio Neidson Rodrigues da Faculdade de Educa√ß√£o da UFMG (Av.¬†Ant√īnio Carlos, 6.627 -¬†Campus Pampulha ‚Äď Belo Horizonte)

Como organizar os acervos de livros para crian√ßas de at√© seis anos de idade, nos diferentes espa√ßos e contextos da Educa√ß√£o Infantil e bibliotecas n√£o escolares? Partindo de experi√™ncias desenvolvidas em duas universidades mexicanas, as palestrantes discutem as classifica√ß√Ķes sugeridas para cataloga√ß√£o e organiza√ß√£o dos livros infantis, apresentam projetos e atividades que podem ser desenvolvidos pelas bibliotecas escolares e n√£o escolares, e ainda refletem sobre as potencialidades de se criar uma biblioteca para alunos de Educa√ß√£o Infantil em ambientes universit√°rios.

A primeira parte da palestra ser√° proferida por Beatriz Soto, professora da Universidade Aut√īnoma de Quer√©taro, onde coordena as Bibliotecas Infantis Universit√°rias, que atende crian√ßas de zero a doze anos e mant√©m projetos inclusivos para crian√ßas as com necessidades educativas especiais. A outra convidada √© a psic√≥loga Edith Corona, coordenadora do Projeto de Desenvolvimento de Habilidades Leitoras na Inf√Ęncia na Biblioteca Infantil da Benem√©rita Universidade Aut√īnoma de Puebla, tamb√©m no M√©xico.

O Ceale Debate acontece mensalmente na Faculdade de Educação. O objetivo das palestras é compartilhar resultados de pesquisas, concluídas ou em andamento, auxiliando na formação de professores alfabetizadores, educadores e estudantes de cursos de graduação envolvidos com o ensino e o aprendizado da leitura e da escrita. A inscrição é gratuita e pode ser feita através do e-mail cealedebate2014@gmail.com.

Mais informa√ß√Ķes pelo e-mail ou no telefone (31) 3409 5334.