O tempo da escola e o tempo da criança

Ceale Debate de outubro discute os desafios de se pensar a educa√ß√£o para a inf√Ęncia

Acontece ‚ÄĘ Ter√ßa-feira, 29 de Outubro de 2013, 16:57:00

A recente tend√™ncia de amplia√ß√£o do tempo da jornada escolar¬†no Ensino Fundamental¬†tem agradado a muitos brasileiros, segundo¬†pesquisa do Instituto Datafolha de setembro deste ano. Segundo os dados,¬†90% dos entrevistados acreditam que a¬†Educa√ß√£o Integral √© um importante para as pr√≥ximas gera√ß√Ķes. A mesma pesquisa mostra que, para a maioria da popula√ß√£o, as horas a mais na escola devem ser dedicadas a atividades que auxiliem na forma√ß√£o da crian√ßa como indiv√≠duo, e n√£o apenas um alongamento do curr√≠culo padr√£o. Esse mesmo pensamento tem gerado muitos questionamentos nas mentes de pais e educadores. A escola est√° preparada para assumir um papel de responsabilidade ainda maior na educa√ß√£o dos pequenos? Como criar um espa√ßo que entende e respeita as particularidades tanto da crian√ßa aluno quanto da crian√ßa sujeito - um ser social √ļnico, ainda em forma√ß√£o? De que forma reorganizar os espa√ßos e conte√ļdos para que a escola seja esse espa√ßo?

O Ceale Debate deste m√™s traz¬†o professor Levindo Diniz Carvalho, do¬†Departamento de Ci√™ncias da Educa√ß√£o da Universidade Federal de S√£o Jo√£o del-Rei, para falar dos¬†desafios da implementa√ß√£o da escola em tempo integral e sua concilia√ß√£o com a inf√Ęncia.¬†Com base em sua an√°lise do programa Escola Integrada, iniciativa da Prefeitura¬†de Belo Horizonte que garante uma jornada escolar de 9 horas di√°rias para crian√ßas e adolescentes do ensino fundamental das escolas municipais, Levindo¬†apresenta os paradoxos que marcam as inf√Ęncias contempor√Ęneas e discute a necessidade de compreens√£o da educa√ß√£o como pol√≠tica social intersetorial.

O encontro acontece na¬†pr√≥xima quinta-feira, 31 de outubro, na Sala de Defesa (n¬į 402) - Faculdade de Educa√ß√£o da UFMG, √†s 19h30.

Ceale Debate

Organizado pelo Centro de Alfabetiza√ß√£o, Leitura e Escrita da UFMG, o Ceale Debate √© um espa√ßo de discuss√£o e compartilhamento de pesquisas em educa√ß√£o. Os encontros acontecem mensalmente na Faculdade de Educa√ß√£o da UFMG e re√ļnem professores alfabetizadores, educadores e estudantes envolvidos com o ensino e o aprendizado da leitura e da escrita. As inscri√ß√Ķes s√£o gratuitas e pode ser feitas no e-mail¬†cealedebate2013@gmail.com.

Mais informa√ß√Ķes pelo telefone:¬†(31) 3409 5334.