Prova Brasil vai avaliar domínio em ciências

MEC passa a incluir quest√Ķes de ci√™ncias na avalia√ß√£o dos alunos da educa√ß√£o b√°sica

Geral ‚ÄĘ Ter√ßa-feira, 16 de Abril de 2013, 17:01:00

Prova Brasil vai avaliar domínio em ciências

A partir de 2013, a Prova Brasil vai abranger tamb√©m a √°rea de ci√™ncias. √Č o que afirmou o ministro da Educa√ß√£o, Aloizio Mercadante, durante uma audi√™ncia p√ļblica no Congresso Federal. A disciplina passa a fazer parte dos eixos mais importantes da avalia√ß√£o, junto com o portugu√™s e a matem√°tica.

A Prova Brasil √© aplicada a cada dois anos para alunos do 5¬ļ e 9¬ļ ano do ensino fundamental. O resultado √© um dos valores usados para compor o c√°lculo do √ćndice de Desenvolvimento da Educa√ß√£o B√°sica (Ideb). Neste ano, a √°rea de ci√™ncias ainda n√£o ser√° inclu√≠da na avalia√ß√£o do Ideb, mas as quest√Ķes sobre o tema podem ser aplicadas para os¬† alunos que participarem da avalia√ß√£o.

Aloizio Mercadante explica que a inclus√£o da √°rea de ci√™ncias aumenta a valoriza√ß√£o da aprendizagem da √°rea no pa√≠s: o ministro da educa√ß√£o tamb√©m pretende investir no aumento do n√ļmero de oficinas e laborat√≥rios nas escolas e de museus cient√≠ficos no pa√≠s.