Ceale Debate: Qual literatura para crianças de até 6 anos e por quê?

No dia 31 de março, evento recebe a pesquisadora alemã Bettina Kümmerling-Meibauer. Inscrições encerradas!

Acontece • Quarta-feira, 18 de Março de 2015, 14:05:00

Os primeiros anos da educação são essenciais para o desenvolvimento da alfabetização das crianças pequenas, não só para capacitá-las a ler e escrever, mas também para que elas consigam lidar de forma competente com os livros infantis e com outras mídias, como o cinema, os quadrinhos e internet. No dia 31 de março, a pesquisadora Bettina Kümmerling-Meibauer, da Universidade Eberhard Karls, na Alemanha,é a convidada do Ceale Debate para falar sobre o tema. A palestra Qual literatura para bebês e crianças de até seis anos e por quê? marca a retomada do Ceale Debate neste ano.

“Crianças já começam a ‘ler’ antes mesmo que elas possam realmente ler e entender os textos. Elas têm que aprender a compreender (‘ler’) os diferentes códigos ligados à mídia. Por exemplo, os códigos visuais das imagens, os códigos cômicos dos quadrinhos ou o código dos filmes”, afirma Bettina. Para ela, as crianças devem ser introduzidas a livros ilustrados e infantis que tragam alta qualidade artística em seus recursos visuais e textos o mais cedo possível, a fim de apoiar as suas competências literárias.

Com quatro livros publicados, Bettina Kümmerling-Meibauer é membro do comitê Alfabetização Digital e Práticas Multimodais de Crianças Pequenas - fundado pela União Europeia e que tem como objetivo criar uma rede interdisciplinar para examinar como o desenvolvimento da alfabetização de crianças pequenas está sendo moldada pelas mudanças trazidas pela digitalização da comunicação.

Sua visita faz parte do IV Seminário Da Pesquisa Leitura e Escrita na Educação Infantil, promovido pelo Ceale e pelo Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre a Infância e a Educação Infantil (Nepei), por meio do projeto Leitura e Escrita na Primeira Infância (realizado em parceria com a UFRJ, a Unirio e o Ministério da Educação).

Ceale Debate

O Ceale Debate é um espaço de discussão e compartilhamento que tem como objetivo apresentar estudos que possam subsidiar a atuação de professores alfabetizadores, educadores e estudantes de cursos de graduação envolvidos no ensino da leitura e da escrita. As vagas para o evento já foram esgotadas.