Começa amanhã o X Jogo do Livro

Evento na UFMG discute literatura infantil e juvenil contemporânea

Acontece • Terça-feira, 05 de Novembro de 2013, 18:02:00

Já faz tempo que a afirmação de que o jovem não lê vem sendo substituída por dúvidas que convidam ao debate: afinal, o que o jovem lê e que suportes de leitura se oferecem para a sua formação? No que diz respeito à literatura para crianças, de que forma a produção literária orientada ao público infantil assume um papel na vida dos sujeitos leitores? Como a literatura contemporânea abarca a diversidade característica de nossa cultura? De que maneira essa diversidade atravessa diversas linguagens (sonoridade, visualidade, palavra) na conformação do movimento editorial?

Orientado por questões como essas, começa amanhã na Faculdade de Educação da UFMG o X Jogo do Livro Infantil e Juvenil. Até sexta-feira, 8 de novembro, o evento reúne pesquisadores de todo o Brasil, profissionais da Educação Básica e estudantes de diversas áreas do conhecimento para debater os rumos da literatura para crianças e jovens no país.

Realizado a cada dois anos, o Jogo do Livro busca discutir os significados do letramento na sociedade brasileira a partir de reflexões sobre os meios de apropriação e uso da leitura dentro e fora de contextos escolares. Em sua décima edição, com o tema “Qual Literatura?”, o evento debate o perfil e os desdobramentos do movimento contemporâneo de produção de textos literários para crianças e jovens no Brasil.

O Jogo do Livro é organizado pelo Grupo de Pesquisa do Letramento Literário (GPELL), vinculado ao Centro de Alfabetização, Leitura e Escrita (CEALE), da Faculdade de Educação da UFMG.

Confira aqui a programação completa do evento.

Informações: 3409 5334