Foco no livro didático
Discussão sobre os materiais usados em sala de aula inaugura as mesas redondas do II SIHELE
Acontece • Quarta-feira, 24 de Julho de 2013, 14:36:00
O que é livro didático? Essa foi a pergunta que deu a linha para a mesa “Livro Didático como Fonte e Objeto de Pesquisa em História do Ensino de Leitura e Escrita”, na primeira mesa do II SIHELE, realizada na tarde de quinta-feira (11). Circe Bittencourt, pesquisadora da PUC-SP, explicou que o conceito é socialmente construído no tempo e no espaço. Para ela, “O livro didático é um impresso produzido para a escola. O livro didático é produzido para o futuro, o futuro cidadão, a atuação futura”. Circe pontuou que o livro didático varia quanto ao tema, o problema que se propõe a resolver, as expectativas e o gênero: se é um resumo, se está estruturado em perguntas e respostas, se há muitas ilustrações, e por aí vai.
Mirian Warde, pesquisadora da UNIFESP, ressaltou a importância de analisar o livro didático como uma síntese de relações sociais, e não de forma isolada. “Essa perspectiva história nos permite identificar uma virada do livro didático com a produção de Miss Arnold nos EUA em fins do século XIX, que adota o método analítico e expressa a ascensão das mulheres no mercado editorial como autoras exclusivas de livros didáticos”, afirma.
A importância do acervo foi retomada por Eliane Peres, da Universidade Federal de Pelotas. O grupo de pesquisa História da Alfabetização, Leitura, Escrita e dos Livros Escolares, do qual é coordenadora, constituiu um acervo de livros didáticos editados entre 1940 e 2012 no Rio Grande do Sul. Em uma síntese da discussão, Eliane resume: “É claro que é possível conceituar livro didático. Entretanto, o conceito não dá conta de todo o campo de materiais editados. O que é um livro que vem com um cartaz, ou publicações com sílabas para destacar”?