Início das apresentações de trabalhos no Colóquio Internacional

Segundo dia do evento contou com mais mesas-redondas e o início das sessões de comunicação

Geral • Terça-feira, 01 de Agosto de 2017, 14:27:00

Nesta segunda-feira (31), deu-se continuidade às atividades do VI Colóquio Internacional sobre Letramento e Cultura Escrita. O evento começou às 8h da manhã com mesa-redonda sobre Linguagem e relações de poder na primeira infância, que foi coordenada pela professora da Faculdade de Educação da UFMG Maria de Fátima Cardoso Gomes e contou com a participação das professoras Laurie Katz (The Ohio State University), Patrícia Corsino (Universidade Federal do Rio de Janeiro) e Mônica Baptista Correa (Universidade Federal de Minas Gerais).

O segundo dia também iniciou as apresentações das comunicações, que foram divididas em seis sessões pela manhã e seis pela tarde.  Foram apresentados trabalhos relacionados aos 5 eixos temáticos que o Colóquio se propõe a discutir: 1. Mobilidades sociais e práticas de leitura e de escrita; 2.Cultura escrita e políticas lingüísticas; 3.Multimodalidade e letramento digital; 4.Letramentos escolares e não escolares; 5.Letramentos acadêmicos e profissionais. Os trabalhos foram apresentados por estudantes e professores de universidades de todo o país.

Após as sessões de comunicação aconteceram ainda duas mesas-redondas. A primeira sobre Letramento acadêmico, com a coordenação da professora Maria José Francisco de Souza (Universidade Federal de Minas Gerais) e com as professoras convidadas Sophie Bailly (Université de Lorraine), Raquel Fiad (Universidade Estadual de Campinas) e Juliana Alves Assis (Pontíficia Universidade Católica de Minas Gerais). A segunda discussão que encerrou as atividades do dia teve o tema Pesquisas qualitativas sobre letramento sendo coordenada pelo professor Gilcinei Teodoro Carvalho (Universidade Federal de Minas Gerais) e tendo as participações das professoras Judith Green (University of California at Santa Barbara) e Lesley Barlett (University of Winsconsin-Madison).

Hoje se encerram as atividades do Colóquio com as apresentações e discussões finas sobre o tema Relações entre Linguagem e Poder em Contextos Educacionais.  A programação completa pode ser conferida aqui.