Pnaic 2013

Cursos de formação continuada para professores alfabetizadores já têm datas marcadas


     

Acontece • Quarta-feira, 27 de Fevereiro de 2013, 17:48:00

 

Implementado neste ano, o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (Pnaic) é uma iniciativa do Governo Federal com o objetivo de alfabetizar em Língua Portuguesa e Matemática todas as crianças das escolas municipais e estaduais urbanas até o 3º ano do Ensino Fundamental, fim do Ciclo de Alfabetização. A presidenta da República, Dilma Rousseff, declarou que o Pnaic foi criado porque pesquisas mostram que "15% das crianças com oito anos de idade [quando, geralmente, chegam ao fim do Ciclo] não conseguem interpretar um texto ou fazer contas básicas".
O primeiro passo é a formação continuada dos professores alfabetizadores, visando atualização e melhoria do ensino. Além disso, o programa possui cinco eixos principais de ação: distribuição de livros didáticos e jogos pedagógicos para todas as turmas; distribuição de livros literários; adoção de atividades de apoio à alfabetização nas aulas de informática ou em sala de aula, por meio da televisão; aplicação anual da Provinha Brasil a todos os alunos para avaliar o nível de alfabetização dos mesmos; e mobilização da sociedade para implementação e acompanhamento do Pnaic.

Ceale no Pnaic

No âmbito da formação continuada, universidades de todo o Brasil estão em parceria com o Pnaic para oferecer cursos aos professores alfabetizadores. O Ceale/UFMG é uma das instituições que contribuirá com o Pacto, oferecendo cursos em 93 municípios de Minas Gerais. De acordo com a pesquisadora do Ceale, Isabel Frade, a importância da atuação do Centro na formação continuada se dá pela experiência que o órgão possui na área. "O Ceale tem tradição na formação de educadores. Há anos, atua de norte a sul do país em parceria com o MEC", explica.
O Ceale já iniciou os cursos de formação continuada para o Pnaic, que têm duração de três dias, sempre de 8h às 17h, e acontecem na Faculdade de Educação (FaE) da UFMG. A próxima edição do curso acontecerá nos dias 1, 2 e 3 de julho. Para mais informações, envie um e-mail para rafaelmafra@mec.gov.br ou ligue para (61) 2022 - 8369.