Proef-1 é tema de reportagem da TV Band Minas

Emissora conta a história do projeto de alfabetização de jovens e adulto da UFMG, que abre para matrículas dia 19 de fevereiro

Geral • Sexta-feira, 09 de Fevereiro de 2018, 10:51:00

O Jornal da Band divulgou, em matéria exclusiva para redes sociais, o trabalho realizado pelo Projeto de Ensino Fundamental de Jovens e Adultos Primeiro Segmento (Proef-1). Com mais de 30 anos o projeto oferece o ensino da leitura e da escrita à jovens e adultos que não tenham aprendido no tempo regular, ou que saibam pouco e desejem voltar a estudar. As aulas são oferecidas para comunidade interna e externa da UFMG e, segundo a professora Ana Luiza de Moura, o curso busca ensinar o que está presente dentro do contexto dos alunos, como vocabulário específico de algumas áreas, por exemplo.

A coordenadora do Proef-1 e pesquisadora do Ceale Francisca Maciel, falou também sobre a preocupação com o histórico de vida dos alunos e a dificuldade de voltar a estudar: “As possibilidades que eles (alunos) tiveram de vivência escolar foram marcadas por muitos fracassos, então voltar, assumir que não sabe aprender a ler ou escrever, ou que sabe pouco, é uma barreira enorme. O tempo todo nós temos essa preocupação de fazer com que eles se sintam bem, que esse espaço é um espaço deles.”

Confira a reportagem:

Matrículas abertas

As inscrições para o Proef-1 deste no estarão abertas a partir do dia 19 de fevereiro, das 14h às 19h. As aulas para as turmas de alfabetização e consolidação da alfabetização — 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental — começam no dia 5 de março, nos horários de 15h30 às 18h e 19h às 21h30.