Ceale Debate: A criança, o adulto e a literatura infantil

No dia 17 de novembro, o convidado internacional Peter Hunt fala sobre situações de leitura de livros infantis

Acontece • Quinta-feira, 29 de Outubro de 2015, 17:38:00

Conversar sobre literatura infantil coloca-nos diante de três cenários possíveis: a criança sozinha com o texto; a criança, o adulto e o texto, todos juntos; e o adulto sozinho com o texto. Para refletir e discutir sobre essas situações de leitura, o Ceale Debate de novembro recebe o convidado internacional Peter Hunt, professor emérito da University of Cardiff (Reino Unido). A palestra “A criança, o adulto e a literatura infantil: explorando diferentes cenários” ocorre no dia 17 de novembro, das 19h30 às 21h30, no Auditório Neidson Rodrigues da Faculdade de Educação da UFMG. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo link: bit.ly/cealedebatenovembro. As vagas são limitadas!

Dentre as características percebidas em cada situação, Hunt aponta que “um leitor infantil inexperiente pode imergir na aventura de decodificar a linguagem escrita ao mesmo tempo em que é atraído pelas imagens. Já o adulto e a criança, ao lerem juntos, podem chegar a mal entendidos e acabar disputando”, afirma. “E o adulto sozinho com o texto pode realizar leituras amplas e complexas, o que parece ter pouca relação com os modos de ler de uma criança”, completa Hunt. A palestra - preparada pelo professor especialmente para o Ceale Debate - trará exemplos de diferentes textos em diferentes situações, sugerindo que podemos resolver os problemas de leitura ao transformá-los em oportunidades.

Peter Hunt nasceu na Inglaterra e é fundador do curso de literatura infantil da Universidade de Cardiff, primeiro curso do gênero na Grã-Bretanha. É um dos críticos mais importantes de literatura infantil e já palestrou sobre o assunto em mais de 120 universidades de 20 países.  discutir sobre essas infantil: explorando diferentes cen

Ceale Debate

O Ceale Debate é um espaço de discussão e compartilhamento que tem como objetivo apresentar estudos que possam subsidiar a atuação de professores alfabetizadores, educadores e estudantes de cursos de graduação envolvidos no ensino da leitura e da escrita.

Informações: cealedebate@gmail.com / (31) 3409-5334.