Encerrando mais um ciclo

Seminário Final do Pnaic 2014 tem início com palestra sobre as linguagens da Matemática e apresentação da trupe Maria Farinha


     

Acontece • Quarta-feira, 25 de Fevereiro de 2015, 15:32:00

Começou hoje, dia 25, o Seminário Final do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (Pnaic) 2014 na UFMG. “A grandeza do nosso seminário é ouvir os municípios”, afirmou Isabel Frade, diretora do Ceale e coordenadora do programa na UFMG,  durante a abertura do evento. Na expectativa de ouvir mais os orientadores de estudos, o evento contará com a exposição de seus trabalhos através de pôsteres e relatos de experiência. Isabel comentou que essas apresentações ao longo dos três dias poderão demonstrar como a formação dos professores em palestras e oficinas realizadas em 2014 fizeram diferença em sala de aula. Para dar início ao seminário, o público se entusiasmou com a apresentação da trupe Maria Farinha, que contou histórias de maneira divertida e fez a plateia dançar.

A palestra de abertura foi ministrada pela professora Eliane Scheid Gazire, coordenadora da área de Matemática do Pnaic na UFMG, sobre o tema linguagens da Matemática. “Ler é entender todas as formas humanas de interpretar e compreender o mundo. A matemática é uma dessas fomas”, afirmou Elaine . A coordenadora falou sobre a importância de o professor e as crianças dominarem as linguagens corporal e falada, uma vez que “trabalhar a leitura das crianças, não somente no texto escrito, favorece a possibilidade de a criança aprender a matemática”.

Eliane também comentou a importância dos jogos e brincadeiras, que, além desenvolver as habilidades cognitvas das crianças, como observação, levantamento de hipóteses e organização, também são fundamentais para a construção do conhecimento matemático das crianças. “Não adianta pedir ao aluno registros de  papel, se ele não construiu, com suas experiências, o conceito de número. Registrar de maneira formal os números é o finalmente, não o início”.

Por fim, Eliane ressaltou a necessidade de apresentar aos alunos a aplicabilidade da matemática no cotidiano e perceber que cada um resolve os problemas matemáticos de acordo com o que entendeu. Por isso, pedir para que o aluno explique seu raciocínio é fundamental, “afinal, estamos ensinando matemática ou ensinando os alunos a repetir?”, finalizou a palestrante.

Integrantes do grupo Maria Farinha (esquerda e centro) e a palestrante Eliane Gazire (direita) na abertura do Seminário Final do Pnaic