Leitura em tempos digitais e produção de texto

Os dois temas foram abordados nas palestras de abertura do último encontro de formação do Pnaic em 2014

Acontece • Quinta-feira, 30 de Outubro de 2014, 17:08:00

Na última terça-feira (28), o último encontro de formação do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (Pnaic) na UFMG em 2014 trouxe duas palestras de abertura para os orientadores de estudos, formadores e coordenadores do programa na UFMG. A primeira teve como tema “Aprendizagem e ensino de produção de texto na escola: sujeitos em processos inter-racionais”, apresentada pela palestrante Leiva Leal, doutora em Educação pela Faculdade de Educação da UFMG. Logo em seguida, foi realizada a palestra “Aprendendo a ler em tempos digitais” pela palestrante Carla Coscarelli, professora da Faculdade de Letras da UFMG.

Processo de produção de texto

Leiva Leal ressaltou a importância de compreender e dar respaldo a todos os textos dos alunos, ressaltando que o processo de aprendizagem é uma via de mão dupla. “A aprendizagem do aluno vincula-se ao ensino do professor e esse ensino volta realimentado pelo que a aprendizagem do aluno apresentou”.

“Para 'dar a mão', para mediar, é preciso conhecer e dominar o objeto de ensino, de modo a garantir que a mediação aconteça”. Segundo Leiva, nas atividades de produção de texto, o professor precisa dar condições de produções, e para isso precisa garantir que os alunos possuem os saberes necessários para o exercício proposto. Em um exemplo, ela destacou que os professores precisam trazer as atividades para o cotidiano dos alunos. “Mostra a imagem de um cachorro e diga aos alunos que ele está perdido, e peça a eles para que façam um texto para ajudar o cachorrinho a encontrar seu dono. Ou, então, mostrem a imagem de uma paisagem e peça aos alunos que descrevam aquela imagem para que outros colegas saibam como é o lugar.”

Leiva finalizou falando sobre o processo de avaliação “A avaliação da aprendizagem deve estar a serviço do ensino: não é só o que o aluno aprendeu, mas sim o que ele ainda não aprendeu, o que ele necessita aprender”.

Tempos Digitais

Em tempos modernos e cada vez mais digitais, Carla Coscarelli explica a importância de se aliar as novas tecnologias em prol do conhecimento “As coisas vão mudando para atender às necessidades. A internet possui uma infinidade de informações, uma diversidade imensa de textos e formas de leituras em uma única página digital”.

Carla afirma que,devido à grande disponibilidade de informações online, o professor deve segmentar qual conteúdo ele gostaria que o aluno pesquisasse, assim estaria direcionando a pesquisa e possibilitando a busca em diferentes fontes. Segundo a palestrante, os alunos têm dificuldades de reconhecer a credibilidade dos sites e identificar a contraditoriedade das informações de diferentes sites, e não sabem a importância de mencionar o autor do texto. “Os alunos acham que só porque a pessoa escreveu muito ou afirma ter vivência com determinado assunto, ela tem domínio sobre o que está falando. Assim, muitas vezes copiam textos de diferentes fontes e não percebem que se contradizem em algum aspecto”.

Carla exemplifica como a internet tem vários aspectos multimodais e como eles podem amparar no processo de aprendizagem. “Os professores podem utilizar vídeos, fotografias, stop motion, fotonovela, Podcast, jogos e outros”.  Carla acredita que, trabalhando com modalidades com as quais os alunos têm afinidade, fica mais fácil ensinar. “Quando a atividade envolve algo que os alunos gostam, eles se empenham mais. Você pode, por exemplo, utilizar aqueles jogos em que se cria um avatar, e depois o aluno descreve as características físicas, e outro aluno tenta recriar esse avatar, assim você trabalha o gênero narrativo descritivo, alem da oralidade.”