Comunicar é educar | parte 3
Letra A • Quinta-feira, 17 de Outubro de 2019, 15:43:00
Educomunicação no contexto da alfabetização e letramento
O ambiente digital oferece às crianças um novo espaço para desenvolver suas habilidades de comunicação e expressão, principalmente, em produções de fotos, vídeos e conteúdos diversos. Essa capacidade de produção possibilita aos alunos desenvolverem conteúdos próprios em sala de aula e, com isso, não são considerados apenas consumidores, mas também produtores desses diversos formatos de mídia.
A educomunicação busca criar um espaço mais interativo e participativo entre alunos e professores na sala de aula, explica Thiago Reginaldo: “nessa perspectiva, os sujeitos interagem no ambiente alfabetizador e podem se expressar de diferentes formas, dispor de recursos tecnológicos e midiáticos, utilizar de diferentes espaços, formações de pares, dialogar e ter participação ativa nas aulas de forma a ampliar seu repertório contextualizadamente”. De acordo com o doutorando, nessa fase escolar, já é possível relacionar livros, textos impressos e diversos materiais recorrentes na sala de aula com outros dispositivos de comunicação, como celulares, câmeras fotográficas, computadores e notebooks, tudo isso através de um planejamento elaborado pelo professor em relação ao tipo de conteúdo que as crianças irão desenvolver, a forma como serão trabalhadas essas atividades e a compreensão de como esses dispositivos podem fazer parte dos processos de alfabetização e letramento.
Para Claudemir Viana, a visão da educomunicação sobre a comunicação enquanto prática social dialoga com o conceito de letramento. “O letramento assim como a educomunicação entendem a linguagem muito mais pelo seu aspecto cultural, ou seja, ela é muito mais ampla do que o código em si. É um conjunto de outros símbolos, outros sentidos e valores que no uso social esses códigos trazem”, aponta Viana, ao explicitar o uso da linguagem como fundamental nos processos educomunicativos, conforme o modo como os alunos vão utilizar a linguagem para se expressar em um contexto social amplo.
O que trazem as práticas educomunicativas
Com o desenvolvimento da área da educomunicação, pode-se encontrar a produção de ebooks e de outros materiais que reúnem relatos de vivências e práticas na educomunicação, com o intuito de instruir pessoas, escolas e organizações interessadas no campo da educomunicação. Esses manuais estão disponibilizados gratuitamente para acesso, podendo ser utilizados como base para o desenvolvimento de diversas atividades e projetos, que devem considerar características específicas de cada escola e de cada projeto pedagógico.
Confira alguns materiais disponibilizados gratuitamente:
● “Mudando sua escola, mudando sua comunidade, melhorando o mundo! Sistematização da experiência em Educomunicação” - Mário Volpi e Ludmila Palazzo - Unicef
● “Educomunicação em movimento” - José Luiz Adeve, Beatriz Lomonaco, Thais Garrafa e Andrelissa Teressa Ruiz
● “Comunicação e Uso de Mídias” - Série Cadernos Pedagógicos - Ministério da Educação
Continue lendo:
Parte 4 - O que vem pela frente
Parte 1 - Comunicar é educar
Parte 2 - Desenvolvimento da área