Das reuniões semanais de um pequeno grupo na Faculdade de Educação da UFMG à realização de grandes projetos pela qualidade da educação em todo o país. O Ceale completa 25 anos e convidamos você a reviver essa trajetória. Navegue pelos principais momentos e ações que constituem nossa história, por meio de vídeos, textos, imagens e outros registros, além de depoimentos das pessoas que assumiram esse compromisso com a alfabetização e com a escola pública no Brasil.
Conheça nossa história
1980

Criação da pesquisa ABEC
Se hoje é fácil enviar e receber uma tese ou dissertação por e-mail ou encontrá-la na biblioteca digital da universidade de origem, reunir em Belo Horizonte tr...


Livro: Alfabetização no Brasil – o estado do conhecimento
A alfabetização tornou-se preocupação prioritária na educação brasileira a partir dos anos 1970, o que levou à “multiplicaç&a...

1990

Criação do Ceale
Pilhas de teses e dissertações lotavam uma salinha da Faculdade de Educação da UFMG (FaE). O espaço abrigava toda sexta-feira as reuniões de um pequeno ...


Capacitação de professores de Contagem
As demandas de formação continuada foram uma das principais razões para a institucionalização do Ceale. E a primeira parceria formal veio já em 1990, com um projeto de assessoria à Secretaria de Educação de Contagem. Com duração total de três anos, era voltado para a formação de professores de L&
Saiba Mais 1990
Centro de Documentação
A partir de doações pessoais, coleta de material científico e até compras de raridades em sebos, foi se formando um dos mais importantes acervos na área de alf...


Seminário de Alfabetização: teoria, os dados, a prática
Relatos de programas e políticas de alfabetização no Amazonas, em Porto Alegre, no Paraná, em Campinas... Era dezembro de 1991, e o “Seminário de Alfabet...


Atualização para professores do 2º grau
Pouco tempo depois do município de Contagem, foi a vez da rede estadual de Minas GErais tornar-se parceira do Ceale em um programa de formação continuada. Nesse caso, o p&ua...


Avaliação do texto escrito na escola
Mais de 95 mil redações corrigidas por 60 professores. Na média, cada um deles ficou responsável por aproximadamente 1.500 textos. Os números impressiona...


Pró-Leitura
Professores de Matemática, Ciências, História, Geografia, além de bibliotecários e supervisores pedagógicos, todos juntos na Universidade. Não apenas professores de Português, mas todos esses profissionais faziam parte do Pró-Leitura, projeto nacional criado por meio de parceria entre o Ministério da Educação e
Saiba Mais 1993
Inauguração do prédio do Ceale
No dia 11 de março de 1994, o Ceale mudou de endereço. A salinha abarrotada de pesquisas impressas deu lugar ao prédio moderno onde o Centro segue funcionando até hoje. Ceale e Cecimig (Centro de Ensino de Ciências e Matemáticas) ganharam uma sede comum com infraestrutura adequada para o desenvolvimento de suas atividades. Um prédio acoplado ao
Saiba Mais 1994
Ceale Debate
A ideia era realizar, a cada mês, encontros para socialização de estudos e pesquisas com professores e outros profissionais da educação básica, objetivo ...

Perspectivas Ceale
Enquanto no Ceale Debate os professores vinham assistir a apresentações de pesquisadores, no Perspectivas Ceale eram eles quem conduziam a reflexão. Criado também em 1994, o Perspectivas Ceale era um espaço que convidava os profissionais de escolas públicas a lerem e discutirem sobre dissertações ou teses consideradas de relevânci
Saiba Mais 1994
Análise de currículos de Língua Portuguesa
A partir de documentos de 19 estados brasileiros, o projeto “Análise de currículos de Língua Portuguesa” integrou o amplo estudo de propostas curriculares elaboradas por secretarias estaduais e municipais de educação. Pela análise, foi possível levantar as principais perspectivas que orientavam o ensino de Língua Portuguesa
Saiba Mais 1994
O Jogo do Livro
Ilustradores, escritores, editores, livreiros, professores, bibliotecários, alunos e muitos outros se reuniram em 1995 para realizar “O jogo do livro infantil e juvenil: encontro de...


Proposta para o curso de Magistério do Maranhão
O que o Ceale tem a ver com a educação básica no Maranhão? Em 1996, o Centro foi convidado a participar da formulação da proposta curricular para o curs...


Intermédio – Cadernos Ceale
“Uma publicação que circule entre – inter”. “Uma publicação que seja um meio – médio”. As...


Programa Nacional do Livro Didático (PNLD)
As políticas do livro didático no Brasil estão entre as mais consolidadas no campo da educação e remontam ao ano de 1929, com a criação do Instit...


Parceria com a Editora Autêntica
Dissertações, teses, resultados das formações continuadas e de outros projetos… Com o crescimento do Ceale, o número de produções bibliogr...


Experiências do Ciclo Básico de Alfabetização
Para entender como os princípios do Ciclo Básico de Alfabetização (CBA) contribuíam para o surgimento de práticas pedagógicas bem sucedidas, o Ceale aceitou convite da Secretaria de Educação de Minas Gerais, em 1997.
Num contexto histórico de descontinuidade político-administrativa que prejudicava a imple
Saiba Mais 1997
Prêmio FNLIJ
Criada em 1968, a Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil (FNLIJ) é a seção brasileira do International Board on Books for Young People e tem sede no Rio de Janeiro. A entidade promove o Prêmio FNLIJ, que desde 1997 tem em sua comissão julgadora o Grupo de Pesquisa sobre o Letramento Literário (Gpell), grupo integrante do
Saiba Mais 1997
Alfabetização de jovens e adultos
O Projeto de Ensino Fundamental de Jovens e Adultos 1º Segmento, ou PROEF-1, tem o propósito de alfabetizar jovens e adultos, em especial, funcionários da UFMG. Sua hist&oacut...

Seminário sobre linguagem, leitura e escrita de surdos
Para melhorar o acesso da comunidade surda à educação de qualidade, a linguagem de sinais começou a despertar o interesse dos pesquisadores do Ceale. A chegada de nov...

2000

Ensino Fundamental de 9 anos em MG
Em tempos de reformulação curricular, o Ceale aceitou o convite da Secretaria de Educação de Minas Gerais e assumiu a responsabilidade de produzir material para o nov...


Rede Nacional de Formação Continuada
E se universidades de todo o país se juntassem para melhorar a formação do professor de educação básica? Centros de pesquisa de diversos estados do Bras...


Coleções da Rede
Para orientar as formações de professores promovidas pelo Ceale para a Rede Nacional de Formação Continuada, pesquisadores do Centro e colaboradores produziram duas c...


Pró-Letramento
O Pró-Letramento ofereceu formação continuada a professores nas áreas de leitura e escrita e de matemática dos anos iniciais, no modelo semipresencial. Durante oito meses de atividades, baseadas em materiais impressos e em vídeos, os alfabetizadores eram orientados pelos tutores, que receberam instruções em universidades formadoras liga
Saiba Mais 2005
Jornal Letra A
Com a criação da Rede, surgiam novas ideias para aproximar universidade e sala de aula. Após descobrir que apenas um jornal sobre alfabetização havia existido ...


Proalfa
O Proalfa foi criado para verificar os efeitos de ter sido ampliada, em Minas Gerais, a duração do ensino fundamental para nove anos. Desde 2004, as crianças desse estado ingressam aos seis anos de idade nas escolas da rede pública. Lançado em 2005, o Programa de Avaliação da Alfabetização foi desenvolvido pelo Ceale em conjunto
Saiba Mais 2005
Programa Nacional Biblioteca da Escola (PNBE)
Caixas e mais caixas enviadas a escolas de todo o país. Dentro delas, conhecimento. De quadrinhos a poesia, do último best seller a clássicos da literatura. Criado ...


Revista Língua Escrita
Publicada entre 2007 e 2009, a revista eletrônica Língua Escrita teve como foco a discussão de temas ligados à escrita e suas interfaces com a oralidade. O perió...


Colóquio Internacional Letramento e Cultura Escrita
As diferentes concepções de letramento, cultura escrita e alfabetização, e a maneira como essas temáticas interferem nos campos da pesquisa e do ensino: essas ...


Provinha Brasil
Desde 2008, professores de todo o Brasil contam com um instrumento para ajudá-los a reconhecer as dificuldades de leitura das crianças do 2º ano e tentar superar essas defasag...

Tertúlia Literária
Compartilhar sensações, experiências e sentimentos despertados por um texto também faz parte da experiência da leitura. Foi com essa ideia que surgiu em 2009 o Tertúlia Literária, projeto que reúne mensalmente professores de Educação Infantil e Ensino Fundamental e alunos de graduação da UFMG.
Os par
Saiba Mais 20092010

Programa de Mobilidade Capes/AULP
Um programa de mobilidade tem levado estudantes e pesquisadores brasileiros aos arquipélagos africanos de Cabo Verde e São Tomé e Príncipe desde 2012. Ao mesmo tempo,...


Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (Pnaic)
Professores de mais de 100 municípios mineiros participando de palestras, aulas, dinâmicas, jogos e leituras deleite. É esse o clima da Faculdade de Educação da...

Congresso Brasileiro de Alfabetização
Em homenagem à professora Magda Soares, a Associação Brasileira de Alfabetização (ABAlf) escolheu a Faculdade de Educação da UFMG como sede de se...


Glossário Ceale
O que é um ambiente alfabetizador? Qual a diferença entre gêneros e tipos textuais? Como se dá o processo de decodificação? Essas são algumas das ...


Base Nacional Comum Curricular
Aprovado em 2014, o Plano Nacional de Educação tem como uma de suas primeiras metas a serem cumpridas a criação de uma referência nacional para orientar escolas...

Homenagem Paulo Freire
Na mesma época em que completa 25 anos, o Ceale teve seu trabalho reconhecido na 37ª Reunião Nacional da ANPEd. O Centro foi uma das 12 instituições agracia...
