Campo semântico

Autor: Rodolfo Ilari

Instituição: Universidade Estadual de Campinas-UNICAMP / Instituto de Estudos da Linguagem-IEL

Ao lado dos adjetivos semântico, lexical ou nocional, a palavra campo tem sido usada para dar contornos mais precisos à ideia (de Saussure, o fundador da linguística moderna) de que, ao explicar qualquer signo linguístico, os falantes da língua enveredam por vários tipos de associações. Saussure ilustrou essa ideia mediante uma representação em que, do signo ensinamento, partem v&aac ...

Verbetes associados: Dicionários – seu uso em alfabetização, Léxico, Referente, Semântica, Sentido, significado e significação, Signo linguístico

Discurso

Autor: Sírio Possenti

Instituição: Universidade Estadual de Campinas-UNICAMP / Instituto de Estudos da Linguagem-IEL

Discurso é o enunciado ou texto produzido em uma situação de enunciação e determinado pelas condições históricas e sociais. Nem sempre nos damos conta, mas é relativamente fácil demonstrar que dizemos “bom dia” ao primeiro encontro, que falamos de eleição em época de eleição, de Copa de quatro em quatro anos, que lamentamos acontecimentos dramáticos que acabam de o ...

Verbetes associados: Compreensão leitora, Gêneros do discurso, Interdiscursividade, Intertextualidade


Discurso institucional

Autor: Sírio Possenti

Instituição: Universidade Estadual de Campinas-UNICAMP / Instituto de Estudos da Linguagem-IEL

O termo discurso tem várias acepções. Em uma delas, é associado a posições políticas, ideológicas ou a campos de atividade humana. Expressões como “discursos de esquerda / liberais / feministas” ou “científico / religioso / literário” etc. se devem a esse fato. Assim, um discurso é um conjunto de “ideias” relacionadas a um campo ou doutrina, o que imp ...

Verbetes associados: Compreensão leitora, Esferas ou campos de atividade humana, Gêneros do discurso, Interdiscursividade, Interpretação de leitura, Intertextualidade

Gêneros do discurso

Autor: Roxane Rojo

Instituição: Universidade Estadual de Campinas-UNICAMP / Instituto de Estudos da Linguagem-IEL

É vivendo a vida com os textos, isto é, atuando e nos comunicando nos diferentes campos/ esferas de atividade pelas quais circulamos em nosso cotidiano – em casa, no trabalho, estudando, informando-nos por meio do jornalismo, consumindo, apreciando e fruindo obras de arte, divertindo-nos – que enunciamos e materializamos nossos textos orais, escritos e multimodais. Os gêneros de discurso nos servem nesses momentos, pois são as formas de dizer mais ou menos ...

Verbetes associados: Coerência textual, Coesão textual, Esferas ou campos de atividade humana, Gêneros e tipos textuais, Letramento, Sequências textuais, Texto, Textos multimodais


Gêneros e tipos textuais

Autor: Roxane Rojo

Instituição: Universidade Estadual de Campinas-UNICAMP / Instituto de Estudos da Linguagem-IEL

Dentre as distinções entre tipos de texto e gêneros de texto, a mais famosa delas é de autoria de Marcuschi, que define o tipo textual como “uma espécie de construção teórica definida pela natureza linguística de sua composição (aspectos lexicais, sintáticos, tempos verbais, relações lógicas)”. Já o gênero textual, para o autor, seri ...

Verbetes associados: Gêneros do discurso, Sequências textuais

Pragmática

Autor: Rodolfo Ilari

Instituição: Universidade Estadual de Campinas-UNICAMP / Instituto de Estudos da Linguagem-IEL

Entre as disciplinas que tratam da interpretação, a Pragmática é relativamente recente. Surgiu a partir dos trabalhos do filósofo americano Peter Grice, como reação à crença de que tudo fica explicado, na comunicação entre falantes, quando se dá uma boa interpretação do sentido das sentenças. Nos anos 1960, Grice perguntou-se por que uma frase como (1) “Ele tem boa caligraf ...

Verbetes associados: Coerência pragmática, Coerência textual, Discurso, Enunciação / enunciado, Inferência na leitura, Interação verbal, Interpretação de leitura, Semântica, Sentido, significado e significação, Sintaxe, Texto,


Produção de textos

Autor: Raquel Salek Fiad, Maria da Graça Costa Val

Instituição: Universidade Estadual de Campinas-UNICAMP / Instituto de Estudos da Linguagem-IEL, Universidade Federal de Minas Gerais-UFMG / Faculdade de Letras / Centro de Alfabetização, Leitura e Escrita-CEALE

O conceito de produção de textos orais e escritos baseia-se em teorias linguísticas da enunciação, que consideram a língua um fenômeno social, uma forma de ação e de interação social. Nessa perspectiva, produzir um texto significa dizer algo a alguém, por algum motivo, de algum modo, em determinada situação. O texto é resultado de um processo em que os sujeitos interagem atravé ...

Verbetes associados: Enunciação / enunciado, Escrita coletiva na alfabetização, Gêneros e tipos textuais, Livro didático de Língua Portuguesa, Produção de textos escritos, Produção de textos orais, Projeto de trabalho na alfabetização, Reescrita

Recursos coesivos

Autor: Márcia Mendonça

Instituição: Universidade Estadual de Campinas-UNICAMP / Instituto de Estudos da Linguagem-IEL

Os recursos coesivos são um conjunto amplo de mecanismos linguísticos usados para o estabelecimento de relações de sentido entre as partes de um texto verbal, tanto na modalidade oral quanto na escrita. Esses recursos podem contribuir para ligar desde termos, orações e períodos, até porções maiores de texto, como parágrafos e capítulos, ou turnos extensos de fala. Os recursos coesivos promov ...

Verbetes associados: Coerência pragmática, Coerência textual, Coesão textual, Pontuação, Referente, Texto,

Reescrita

Autor: Raquel Salek Fiad

Instituição: Universidade Estadual de Campinas-UNICAMP / Instituto de Estudos da Linguagem-IEL

O termo reescrita deve ser entendido no interior de uma concepção de escrita como um processo, diferente de uma concepção de escrita apenas como um produto. Quando perguntamos “o que é escrever?” ou “como acontece a escrita?”, uma resposta corrente e banal remete aos conceitos do dom e da inspiração, ou seja, escreve-se quando se tem o dom para escrever e quando se tem inspiração para escrever. Outra ...

Verbetes associados: Condições de produção do texto, Convenções ortográficas, Enunciação / enunciado, Interação verbal, Texto, Retextualização, Produção de textos


Semântica

Autor: Rodolfo Ilari

Instituição: Universidade Estadual de Campinas-UNICAMP / Instituto de Estudos da Linguagem-IEL

Como usuários da língua, lidamos o tempo todo com mensagens que, além de uma forma (isto é, os sons que ouvimos ao telefone ou os dizeres que lemos num cartaz), têm também um significado (por exemplo, um cartaz de “Cuidado, escola!” avisa o motorista de que há uma escola por perto, e pede que ele guie com mais cuidado). O trabalho da semântica consiste em explicar o significado dessas mensagens, e isso pode s ...

Verbetes associados: Campo semântico, Efeitos de sentido, Referente, Sentido, significado e significação, Signo linguístico, Sintaxe

Signo linguístico

Autor: Rodolfo Ilari

Instituição: Universidade Estadual de Campinas-UNICAMP / Instituto de Estudos da Linguagem-IEL

Quando encontramos fumaça na rodovia e concluímos que há um incêndio, podemos dizer que a fumaça “está pelo” fogo. Quando reconhecemos um amigo numa foto, a imagem na foto “está pelo” amigo. Quando o caixa do bar nos diz “Dois cafezinhos, cinco reais”, sua fala remete ao café que vamos tomar e a uma quantia de dinheiro a ser paga. Em todos esses casos uma coisa leva a outra, mas o fundamento desse ...

Verbetes associados: Campo semântico, Fonema, Léxico, Língua, Referente, Semântica, Sentido, significado e significação


Texto

Autor: Márcia Mendonça

Instituição: Universidade Estadual de Campinas-UNICAMP / Instituto de Estudos da Linguagem-IEL

Texto é uma unidade linguística de sentidos que resulta da interação entre quem o produz e o leitor/ouvinte. Um texto pode ter extensões muito variadas, constituindo-se de uma palavra até de milhares delas e traz marcas que indicam seu início e fim. Embora seja composto de palavras, frases, períodos, ou mesmo unidades maiores, o texto não se define pela soma de suas partes. O que faz uma produção escrita ou ora ...

Verbetes associados: Coerência textual, Coesão textual, Produção de textos escritos, Produção de textos orais, Referente, Textos multimodais, Produção de textos

Textos multimodais

Autor: Roxane Rojo

Instituição: Universidade Estadual de Campinas-UNICAMP / Instituto de Estudos da Linguagem-IEL

Um texto ou enunciado é um dito (ou cantado, escrito, ou mesmo pensado) concreto e único, “irrepetível”, que gera significação e se vale da língua/linguagem para sua materialização, constituindo o discurso. Um texto é “irrepetível”, pois ainda que seja “o mesmo”, ou muito semelhante a um outro texto, estará enunciado em um novo contexto, o que modifica suas relações de s ...

Verbetes associados: Discurso, Enunciação / enunciado, Gêneros do discurso, Hipertexto, , Multimodalidade, Tecnologia digital, Texto