A legibilidade é a propriedade de os caracteres tipográficos se distinguirem uns dos outros através de sua forma. O grau de legibilidade do texto impresso depende principalmente de cinco fatores: a letra utilizada (como Times, Arial, Futura); o tamanho da letra; o comprimento da linha de texto; o espacejamento entre as linhas de texto; o contraste entre a cor da letra e a do papel. Existem várias espécies de letras, que podem ser agrupadas em categoria ...
Verbetes associados:
Caligrafia, Cultura escrita, Grafomotricidade
A leitura é a prática letrada mais frequente em nossa vida social. Lemos textos de diferentes gêneros, em diferentes situações de interação linguística: placas diversas, rótulos variados, avisos, notícias, poemas e muitos outros. Portanto, formar leitores proficientes deve ser o foco do Ensino Fundamental.
Leitor proficiente é aquele que não só decodifica as palavras que compõem o texto ...
Verbetes associados:
Conhecimentos prévios na leitura, Decodificação, Fluência de leitura, Gêneros e tipos textuais, Informação implícita no texto, Interpretação de leitura, Práticas de leitura
A leitura já foi considerada apenas como uma atividade mecânica de decodificar palavras, ou de extrair sentidos que supostamente estariam prontos no texto. Ao se pensar desse modo, a crença era a de que, para se tornar um leitor competente, bastava aprender a ler nos anos iniciais de escolaridade e depois o aluno já saberia ler qualquer texto.
Hoje já se sabe que a leitura é uma atividade complexa, em que o leitor produz sentidos a p ...
Verbetes associados:
Antecipação na leitura (predição), Compreensão leitora, Conhecimentos prévios na leitura, Decodificação, Inferência na leitura, Leitor proficiente, Levantamento de hipóteses de leitura, Práticas de leitura , Texto
O termo leitura admite vários complementos, apresentando diversas implicações pedagógicas para cada um deles. Assim, temos, por exemplo: leitura com pausas protocoladas, em voz alta, extensiva, intensiva, silenciosa. Cada um desses tipos exerce funções diferenciadas na escola, de acordo com a variedade de propósitos apresentados para o ensino/aprendizagem da leitura. Independentemente dessas particularidades, podemos afirmar que toda leit ...
Verbetes associados:
Efeitos de sentido, Experiência estética literária, Fluência de leitura, Interpretação de leitura, Leitor proficiente, Leitura em voz alta, Leitura literária, Práticas de leitura
Leitura colaborativa é uma atividade de leitura cuja finalidade é estudar um determinado texto em colaboração com outros leitores e com mediação do professor. O foco do trabalho é o processo de leitura – e todos os seus conteúdos específicos –, e não o produto desse processo, como acontece em uma atividade de leitura silenciosa com questões para serem respondidas por escrito - que ...
Verbetes associados:
Compreensão leitora, Conhecimentos prévios na leitura, Decodificação, Inferência na leitura, Interdiscursividade, Intertextualidade, Leitor proficiente, Zona de desenvolvimento proximal
A leitura em voz alta, como a própria expressão indica, é aquela que se faz oralmente. Até a Idade Média, era praticamente o único tipo de leitura existente. Segundo Roger Chartier, a leitura silenciosa e visual estava restrita aos copistas monásticos e somente em torno do século XII foi que chegou às escolas e às universidades. O próprio modo como as frases eram escritas, sem separação entre as p ...
Verbetes associados:
Cultura escrita, Leitura Expressiva, Leitura extensiva, Leitura intensiva, Leitura silenciosa, Modos de ler na infância, Práticas de leitura
A leitura extensiva se caracteriza pelo ato de ler um número amplo de textos, de modo rápido, pouco profundo e, muitas vezes, ávido. Segundo o historiador Rolf Engelsing, esse tipo de leitura se tornou predominante nas sociedades ocidentais aproximadamente em 1750, em substituição à leitura intensiva, fenômeno que denomina de “revolução da leitura”. A produção em massa de materiais escritos, explicad ...
Verbetes associados:
Cultura escrita, Gêneros e tipos textuais, Leitura em voz alta, Leitura intensiva, Leitura silenciosa, Modos de ler na infância
A leitura intensiva se caracteriza pelo ato de ler, várias vezes, o mesmo texto. Essa expressão foi utilizada pela primeira vez pelo historiador alemão Rolf Engelsing, ao estudar a história da leitura em seu país, tendo identificado que, até aproximadamente 1750, as pessoas tendiam a ler e reler, repetidamente, um pequeno número de livros. A predominância desse tipo de leitura naquele período pode ser explicada pela escassez ...
Verbetes associados:
Cultura escrita, Leitura em voz alta, Leitura extensiva, Leitura silenciosa, Modos de ler na infância, Reconto
A leitura se diz literária quando a ação do leitor constitui predominantemente uma prática cultural de natureza artística, estabelecendo com o texto lido uma interação prazerosa. O gosto da leitura acompanha seu desenvolvimento, sem que outros objetivos sejam vivenciados como mais importantes, embora possam também existir. O pacto entre leitor e texto inclui, necessariamente, a dimensão imaginária, em que se destaca a linguage ...
Verbetes associados:
Enunciação / enunciado, Experiência estética literária, Letramento Literário, Literatura infantil, Modos de ler na infância, Pacto ficcional
A leitura silenciosa é a que se faz visualmente, sem o uso da voz. Embora muitas vezes pensemos que esse tipo de leitura nasceu com o advento da escrita, ele é relativamente recente na história humana. Segundo Roger Chartier, a sua existência só foi possível graças ao trabalho dos escribas irlandeses e anglo-saxões que, na Alta Idade Média, introduziram, nas frases, a separação entre as palavras. Assim, nã ...
Verbetes associados:
Compreensão leitora, Gêneros e tipos textuais, Leitura em voz alta, Leitura extensiva, Leitura intensiva, Leitura literária, Modos de ler na infância, Práticas de leitura
Letramento é palavra que corresponde a diferentes conceitos, dependendo da perspectiva que se adote: antropológica, linguística, psicológica, pedagógica. É sob esta última perspectiva que a palavra e o conceito são aqui considerados, pois foi no campo do ensino inicial da língua escrita que letramento – a palavra e o conceito – foi introduzido no Brasil. Posteriormente, o conceito de letramento se ...
Verbetes associados:
Alfabetização, Cultura escrita, Letramento digital, Letramento escolar, Letramento Literário, Letramento visual, Numeramento, Práticas e eventos de letramento , Usos sociais da língua escrita
Letramento literário é o processo de apropriação da literatura enquanto linguagem. Para entendermos melhor essa definição sintética, é preciso que tenhamos bem claros os seus termos. Primeiro, o processo, que é a ideia de ato contínuo, de algo que está em movimento, que não se fecha. Com isso, precisamos entender que o letramento literário começa com as cantigas de ninar e ...
Verbetes associados:
Comunidades de leitores, Enunciação literária, Experiência estética literária, Intertextualidade, Leitura literária, Projetos de leitura e escrita literárias na alfabetização
O conceito de letramento normalmente tem foco em textos impressos, já que os textos digitais são mais recentes do que a discussão sobre as práticas sociais de leitura e escrita. Letramento digital diz respeito às práticas sociais de leitura e produção de textos em ambientes digitais, isto é, ao uso de textos em ambientes propiciados pelo computador ou por dispositivos móveis, tais como celulares e tablets, em ...
Verbetes associados:
Alfabetização, Leitura , Letramento, Multimodalidade, Práticas de leitura
A expressão letramento escolar refere-se aos usos, às práticas e aos significados da língua escrita no contexto escolar. Tal designação decorre da compreensão de que o letramento varia de acordo com o contexto em que ocorrem eventos de letramento. Ler e escrever na escola são processos que se diferenciam de ler e escrever fora da escola, pois o quê, como, quando, para que se lê ou se ...
Verbetes associados:
Cultura escrita, Letramento, Práticas de leitura , Práticas e eventos de letramento , Situação comunicativa, Usos sociais da língua escrita
Cada cultura produz suas linguagens, sejam verbais, sonoras, visuais, gestuais, entre outras, e com elas ergue seu mundo de referências. Dentre todas, as imagens se constituem por signos visuais que compõem e ordenam nossas formas de ver e de reconhecer o que nos cerca. As imagens que nos rodeiam são armazenadas na nossa memória e vão organizando significados. Podemos dizer, então, que geramos imagens no nosso presente a partir de nossas viv&ec ...
Verbetes associados:
Letramento, Leitura literária, Livro de imagens, Multimodalidade, Textos multimodais, Textos visuais
Durante a leitura, o leitor proficiente levanta hipóteses sobre o texto, segundo suas experiências, vivências e saberes, que são trazidos e mobilizados por ele, na interação com o autor, para extrair e construir significados do texto. Uma hipótese sobre o texto é uma expectativa antecipada, que o leitor forma a respeito do conteúdo do texto, com base no gênero a que este pertence, antes de lê-lo. Durante a leitura, o leitor ...
Verbetes associados:
Antecipação na leitura (predição), Conhecimentos prévios na leitura, Gêneros e tipos textuais, Leitor proficiente, Multimodalidade, Texto
O termo linguagem tem muitos significados e sentidos, mas vamos nos deter aqui em duas de suas definições, as mais importantes. A primeira é: faculdade cognitiva exclusiva da espécie humana que permite a cada indivíduo representar e expressar simbolicamente sua experiência de vida, assim como adquirir, processar, produzir e transmitir conhecimento. Nós somos seres muito particulares, porque temos precisamente essa capacidade admir ...
Verbetes associados:
Interação verbal, Língua, Signo linguístico, Textos multimodais
Ainda não há consenso sobre o uso da expressão Literatura Indígena. Afinal, sob o conceito de “indígena” reconhecem-se, atualmente, segundo o censo de 2010 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 305 grupos étnicos, com culturas e histórias próprias, falando 274 línguas. Portanto, encontrar uma denominação de referência geral não é muito simples. Outras ...
Verbetes associados:
Leitura literária, Letramento Literário, Literatura e Diversidade Cultural, Literatura oral, Reconto
A literatura digital (ou literatura eletrônica) para crianças pode ser definida como todo e qualquer experimento literário endereçado ao público infantil para ser lido exclusivamente em meio digital. Visto que tais obras são produzidas com linguagem de programação de computador, geralmente apresentam recursos hipertextuais e hipermidiáticos como parte integrante da composição e mesclam formas liter&aacu ...
Verbetes associados:
Gêneros literários para crianças, Hipertexto, Letramento digital, Livros digitais para crianças, Multimodalidade, Suportes da escrita, Tecnologia digital
Se buscarmos, nos dicionários mais utilizados no Brasil, definições para a expressão “diversidade cultural”, encontraremos, primeiramente, significados para o termo diversidade, no campo semântico de diverso, plural, múltiplo, no sentido de várias possibilidades, facetas. Por esse ponto de vista, cada ser humano ou cada grupo busca sua identidade, distinguindo-se em função das riquezas da sua singularidade. Entret ...
Verbetes associados:
Bebetecas (bibliotecas para a primeira infância), Comunidades de leitores, Contação de histórias, Gêneros literários para crianças, Letramento Literário, Letramento visual, Literatura Indígena , Políticas públicas de leitura literária
A literatura infantil é um gênero literário definido pelo público a que se destina. Certos textos são considerados pelos adultos como sendo próprios à leitura pela criança e é, a partir desse juízo, que recebem a definição de gênero e passam a ocupar determinado lugar entre os demais livros.
Portanto, o que é classificado como literatura infantil não independe da concep&cc ...
Verbetes associados:
Competência linguística, Compreensão leitora, Gêneros literários para crianças, Ilustração em livros de literatura infantil, Leitura literária, Mediadores de leitura , Texto
Literatura oral é uma expressão utilizada para designar um conjunto de textos em prosa e verso transmitidos oralmente (contos, lendas, mitos, adivinhações, provérbios, parlendas, cantos) e que se apresentam de modo diferente do falar cotidiano. Esse termo foi empregado pela primeira vez no século XIX, pelo francês Paul Sébillot, no livro Littérature Orale de la Haute-Bretagne, publicado em 1881.
Cabe destacar que ...
Verbetes associados:
Contação de histórias, Interação verbal, Oralidade, Oralidade e escrita , Produção de textos orais, Reconto
O uso das imagens para informar e contar histórias vem de longa data. Na Idade Média, por exemplo, as ilustrações narram acontecimentos nas paredes das igrejas, dando condições aos analfabetos de “lerem” o calvário de Cristo. Atualmente, a produção de literatura infantil em diferentes formatos e mídias tem contribuído para a discussão sobre novos referenciais acerca da leitura literária para cr ...
Verbetes associados:
Bebetecas (bibliotecas para a primeira infância), Efeitos de sentido, Experiência estética literária, Gêneros literários para crianças, Ilustração em livros de literatura infantil, Leitura literária, Letramento Literário, Letramento visual, Literatura infantil
O livro didático de Língua Portuguesa constitui-se como um material que foi pensado intencionalmente para o uso em situações escolares coletivas (nas salas de aula) ou individuais (em casa). Ou seja, sua principal função social é colaborar para o desenvolvimento do processo de ensino-aprendizagem formal e sistematizado da Língua Portuguesa. Seus principais interlocutores – professores e alunos – encontram, em suas suces ...
Verbetes associados:
Cartilhas e materiais para aprender a ler, Ensino de Língua Portuguesa, Livro didático de alfabetização
O livro didático de alfabetização é um material didático impresso, organizado segundo determinada proposta pedagógica, uma progressão claramente definida e uma forma didática adequada às habilidades cognitivas próprias ao ensino e à aprendizagem dos processos de alfabetização e letramento, conhecimentos que se inserem na disciplina curricular de Língua Portuguesa.
&nbs ...
Verbetes associados:
Alfabetização, Ciclo de alfabetização, Cultura escrita, Leitura , Letramento, Livro didático de Língua Portuguesa, Oralidade
Livro-brinquedo é um termo recém-chegado ao vocabulário de Educação e que marca um lugar contemporâneo na produção editorial. Nomeia um gênero com expressividade e estrutura que representa uma nova perspectiva sobre livros infantojuvenis interativos, criados para entreter seus leitores e levá-los à ação a partir de jogos ou da leitura visomotora e verbo-sensorial. Tangível enquanto objeto, o ...
Verbetes associados:
Bebetecas (bibliotecas para a primeira infância), Mediação literária na Educação Infantil, Mediadores de leitura , Multimodalidade, Neoleitor, Textos multimodais
Os livros digitais para crianças são obras de extensão variável que podem ser acessadas através de vários dispositivos eletrônicos, como computadores, e-readers, tablets ou smartfones. Em geral, são obras híbridas, multimodais e multissensoriais que podem apresentar: texto, imagens, sons, e também a possibilidade de interação do leitor, aumentando, assim, a sua motivaç&at ...
Verbetes associados:
Gêneros literários para crianças, Hipertexto, Letramento digital, Literatura digital para crianças, Literatura infantil, Mediação literária na Educação Infantil, Multimodalidade, Textos multimodais
O conjunto das palavras e expressões de uma língua é denominado léxico. A noção de léxico é abstrata, visto que não se consegue saber exatamente qual é o total de palavras em uso. Como a língua está em constante mudança, ora surgem palavras novas, ora palavras caem em desuso. Logo, nem mesmo os dicionários padrão, por maiores que sejam, conseguem registrar essa dinâmic ...
Verbetes associados:
Campo semântico, Competência discursiva, Formação de palavras, Dicionários – seu uso em alfabetização
O termo língua costuma ser definido sob dois pontos de vista: o técnico-científico e o sociocultural. De acordo com o primeiro, uma língua é um sistema formado por diferentes módulos: o fonético (os sons relevantes para a enunciação), o morfossintático (as unidades significativas e seu arranjo em frases e textos, segundo regras) e o semântico (os significados e os sentidos). Outra divisão é ...
Verbetes associados:
Coerência textual, Coesão textual, Discurso, Gêneros do discurso, Gramática, Interação verbal, Linguagem, Pragmática, , Semântica, Variação línguística